Créditos

Mestrado

O discente deverá obter um mínimo de 360 horas em disciplinas para se habilitar a defender o Exame de Qualificação perante uma banca de no mínimo três professores, incluindo o orientador ou orientadora da dissertação, em um prazo entre o 12º e 14º mês, a contar da data de sua inscrição. Não há flexibilidade nesses prazos, com exceção de casos excepcionais gravíssimos que demandarão solicitação especial e exame da Comissão Deliberativa.

A defesa da Dissertação de Mestrado deverá ocorrer no prazo mínimo de 03 (três) períodos e máximo de 04 (quatro) períodos (um ano e meio a 2 anos), a contar da data de ingresso no curso. O exame da dissertação será realizado por uma banca composta por três professores, incluindo o professor orientador, sendo um membro obrigatoriamente externo ao Programa EICOS. . Não há flexibilidade nesses prazos, com exceção de casos excepcionais gravíssimos que demandarão solicitação especial e exame da Comissão Deliberativa.

Para a outorga do diploma, é exigida a submissão de um artigo em co-autoria com o orientador ou orientadora, derivado do trabalho de pesquisa da dissertação a uma revista com avaliação Qualis/CAPES de no mínimo B1.

Doutorado

O discente deverá cumprir um total de 450 horas, sendo aproveitadas 150 horas do Mestrado, incluidas na carga total. A ênfase do doutorado é na pesquisa original e na produção de uma tese que possa ser considerada uma contribuição substancial ao conhecimento na área da Psicossociologia.

O discente deverá passar por um exame de qualificação entre o 20º e 24º mês, a contar da data de ingresso no curso. Para o exame será constituída uma comissão de acompanhamento do desempenho do aluno, composta pelo orientador e dois outros professores, sendo um membro obrigatoriamente externo ao Programa EICOS. Não há flexibilidade nesses prazos, com exceção de casos excepcionais gravíssimos que demandarão solicitação especial e exame da Comissão Deliberativa.

Prévio à qualificação, é exigida a submissão de um artigo em co-autoria com o orientador ou orientadora não necessariamente derivado do trabalho de pesquisa da tese a uma revista com avaliação Qualis/CAPES de no mínimo B1.

O aluno fica obrigado a apresentar sua Tese de Doutorado no prazo mínimo de 5 (cinco) e máximo de 8 (oito) períodos (dois e meio a quatro anos), a partir da data de inscrição do candidato no curso. O exame da tese será realizado por uma banca composta por cinco professores, incluindo o professor orientador e dois professores externos ao Programa. Não há flexibilidade nesses prazos, com exceção de casos excepcionais gravíssimos que demandarão solicitação especial e exame da Comissão Deliberativa.

Para a outorga do diploma, é exigida a submissão de dois artigos em co-autoria com o orientador ou orientadora, derivados do trabalho de pesquisa da tese a uma revista com avaliação Qualis/CAPES de no mínimo B1.

Conheça o Regulamento do EICOS na íntegra.

Discentes devem estar conscientes de que as lacunas do regulamento são preenchidas por decisões da Comissão Deliberativa, publicadas na forma de Resoluções pela Coordenação do Programa.