Procedimentos para Defesas

Mestrado

A candidata ou candidato ao título de Mestre deve apresentar sua Dissertação, cumpridas as exigências (créditos + Exame de Qualificação) no prazo mínimo de 03 períodos e no máximo 04 períodos, a partir da inscrição do candidato no Curso, respeitando o Artigo 38 da Regulamentação dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.

Documentos a serem entregues 30 dias antes da data da defesa, na Secretaria do Programa, pessoalmente:
1. Encaminhar 01 exemplar do trabalho, para cada membro da banca examinadora

2. Entregar pessoalmente, na Secretaria do EICOS, todos os itens juntos:
Formulário de Concordância de Defesa de Mestrado assinado pelo orientador e coordenador do Programa
– Histórico Escolar (com todas as disciplinas exigidas e os graus lançados) rubricado pelo orientador
– Uma cópia do trabalho em cd para o trâmite de aprovação
– Uma cópia do e-mail de confirmação da submissão de 01 artigo e/ou dados do mesmo, conforme solicitação do Formulário de Defesa de Mestrado
– Uma cópia da 1ª folha do Lattes do(s) membro(s) externo(s) ao Programa
– Uma cópia do e-mail de submissão de um artigo a uma revista científica B1 a A1
Formulário sobre inserção social do projeto preenchido e escaneado

3. Somente para os discentes bolsistas: devem entregar relatório final (até decisão em contrário, o modelo de 2018, acessívelpelo link, é válido para todo tipo de relatório de bolsista).  Esse relatório deve ser acompanhado de parecer do orientador ou orientadora

VERIFIQUEM AS EXIGÊNCIAS COMPLETAS NO MANUAL DISCENTE!

Doutorado

O candidato ou candidata ao título de Doutor deve apresentar sua Tese, cumpridas as exigências (créditos + Exame de Qualificação) no prazo mínimo de 06 períodos e no máximo 08 períodos, a partir da inscrição do candidato no Curso, respeitando o Artigo 39 da Regulamentação.

Documentos a serem entregues 30 dias antes da data da defesa, na Secretaria do Programa, pessoalmente:

1. Encaminhar 01 exemplar do trabalho, para cada membro da banca examinadora

2. Entregar na Secretaria do EICOS, todos os itens juntos:
Formulário de Concordância de Doutorado assinado pelo orientador e do coordenador do Programa
Formulário de Inserção Social de Tese e Dissertação
– Histórico Escolar (com todas as disciplinas exigidas e os graus lançados) rubricado pelo orientador
– Uma cópia do trabalho em cd para o trâmite de aprovação
– Uma cópia do e-mail de confirmação da submissão de 02 artigo e/ou dados do mesmo, conforme solicitação do Formulário de Defesa de Doutorado
– Uma cópia da 1ª folha do Lattes do(s) membro(s) externo(s) ao Programa
– Uma cópia do e-mail de submissão do terceiro artigo a uma revista científica B1 a A1, assim como das duas submissões (ou publicações) anteriores
Formulário sobre inserção social do projeto preenchido e escaneado

3. Somente para os discentes bolsistas: devem entregar relatório final (até decisão em contrário, o modelo de 2018, acessívelpelo link, é válido para todo tipo de relatório de bolsista).  Esse relatório deve ser acompanhado de parecer do orientador ou orientadora

VERIFIQUEM AS EXIGÊNCIAS COMPLETAS NO MANUAL DISCENTE!

 

Informações gerais

Procedimentos comuns para as defesas de mestrado e doutorado

Trinta dias antes da defesa o candidato ou candidata deverá, além dos documentos acima citados, é obrigatório enviar um e-mail para a Secretaria do Programa (secretariaeicos@gmail.br),  contendo:

– Título do Trabalho
– Dia e horário da qualificação
– Composição da Banca com nome e títulos completos, filiação acadêmica, além de telefone de contato. Para os membros externos ao Programa, acrescentar número do CPF e uma cópia em pdf da 1ª folha do CV Lattes (mesmo que já a tenha entregue em cópia papel).

 

Dia da defesa

No dia da defesa, a candidata ou candidato deve levar:

– Uma cópia da Folha de aprovação para os membros assinarem. É obrigatório que o documento original assinado faça parte, posteriormente, do exemplar em capa dura. Esse documento deve ser escaneado para ser incluído na cópia em pdf de dois cds que devem ser encaminhados, conforme Resolução CEPG 02/2002. Não serão aceitos trabalhos em capa dura sem esta folha assinada pelos membros da banca examinadora.

– Formulário de aprovação da dissertação/tese, a ser preenchido pelo orientador ou orientadora.

 

Após a defesa

As dissertações e teses aprovadas têm o prazo de 60 (sessenta) dias, a contar do dia da defesa, para serem entregues em definitivo.

Para dar entrada no processo de pedido de diploma, o candidato aprovado, ou candidata, deverá entregar pessoalmente na secretaria, de acordo com a data indicada pela banca no Formulário de Aprovação de Dissertação/Tese:

1. Declaração de aprovação de tese ou dissertação assinada pela orientadora ou orientador

2. Formulário pós_defesa, com a assinatura do orientador ou orientadora

3. Um exemplar de capa dura, cor vinho (conforme Resolução CEPG 02/2002), ver modelo abaixo (não esquecer de mandar imprimir lombada)

modelocapa

4. Duas cópias digitalizadas (em CD ou DVD)

Observação importante
As cópias digitalizadas da Dissertação/Tese deverão ser apresentadas, obrigatoriamente, em arquivo único (ou seja, em um único documento em pdf). Se o trabalho original tiver vários documentos materiais diferentes, cabe ao discente digitalizá-los e integrá-los em um único pdf. Há vários apps gratuitos na Internet que permitem integrar vários documentos em um.

É obrigatório que do documento conste a ficha catalográfica, que pode ser feita pelo próprio discente ou por um funcionário da Biblioteca do CFCH. Para gerar via e-mail a ficha catalográfica, clique AQUI. A funcionária Érica Resende pode ajudá-los caso haja dificuldades. Para encontrar-se com ela, vá até a Biblioteca do CFCH em horário comercial.

Além da ficha catalográfica, há outros itens obrigatórios que devem aparecer nos trabalhos (como resumo e abstract em inglês, por exemplo). As normas para dissertações e teses foram condensadas em um documento de leitura obrigatória preparado SIBI – Sistema de Bibliotecas da UFRJ.

Cabe ao discente acessar o Manual e informar-se lendo-o com extrema atenção. O documento pode ser encontrado aqui: Manual para Elaboração e Normalizacão de Dissertações e Teses.

5. Uma vez preparadas as vias impressa e digitais dos trabalhos, os discentes devem preencher o formulário de disponibilização da Biblioteca para autorizar (ou não) a difusão do trabalho realizado.

 

Discentes aprovados com exigências

No caso em que a aprovação foi condicionada formalmente a revisões, o prazo estabelecido pela Resolução CEPG 01/99, é de 90 (noventa) dias, no máximo, para a entrega do trabalho de conclusão. Findo este prazo, o aluno terá 60 (sessenta) dias, no máximo, para a entrega do trabalho em capa dura, acompanhado da documentação exigida (ver acima). Somente a partir daí dar-se-á o início do processo de pedido de diploma desses discentes.