Procedimentos e requisitos para qualificação

Mestrado

A qualificação para o Mestrado ocorre  até o 13º mês a contar da data de inscrição no curso*; a Banca de Qualificação de Mestrado é composta (no mínimo) de três professores doutores, sendo um deles o orientador, um professor do Programa ou vinculado institucionalmente à UFRJ e um membro externo à UFRJ.

Na data da qualificação de Mestrado o aluno deve ter cursado pelo menos 04 Disciplinas Obrigatórias de 60 horas cada (Psicossociologia de Comunidade I; Metodologia e Técnicas de Pesquisa I; Estudo de Casos I; Estudo de caso II) e 03 Disciplinas Eletivas (de 45 horas cada).

Documentos a serem entregues 30 dias antes da data do exame, na Secretaria do Programa:

  1. Formulário de Concordância de Qualificação de Mestrado
  2. Formulário de Inserção Social de Tese e Dissertação (impresso)
  3. Histórico Escolar (rubricado pelo orientador) e contendo todos os graus mínimos (e lançados) para a defesa
  4. 1ª folha do Lattes do(s) membro(s) externo(s) ao Programa

VERIFIQUEM AS EXIGÊNCIAS COMPLETAS NO MANUAL DISCENTE!

Doutorado

A qualificação para o Doutorado ocorre até o 24º mês a contar da data de inscrição no curso*; a Banca de Qualificação de Doutorado é composta (no mínimo) de três professores doutores, sendo um deles o orientador, um professor do Programa ou vinculado institucionalmente à UFRJ e um membro externo à UFRJ.

Na data da qualificação de Doutorado o aluno deve ter cursado pelo menos 04 Disciplinas Obrigatórias de 60 horas cada (Psicossociologia de Comunidade II; Metodologia e Técnicas de Pesquisa II; Estudo de Casos I;  Estudo de caso II)  e 04 Disciplinas Eletivas (de 45 horas cada).

Documentos a serem entregues 30 dias antes da data do exame, na Secretaria do Programa:

  1. Formulário de Concordância da  Qualificação de Doutorado
  2. Formulário de Inserção Social de Tese e Dissertação
  3. Histórico Escolar (rubricado pelo orientador) e contendo todos os graus mínimos (e lançados) para a defesa
  4. Comprovante de submissão do artigo para publicação em periódico com avaliação B1 ou superior
  5. 1ª folha do Lattes do(s) membro(s) externo(s) ao Programa

VERIFIQUEM AS EXIGÊNCIAS COMPLETAS NO MANUAL DISCENTE!

Informações gerais

Bolsistas

Alunos bolsistas deverão defender obrigatoriamente no mês de março (12 e 24 meses, respectivamente para M e D, após ingresso no curso). Possíveis atrasos devem ser comunicados à Coordenação, justificados, com ciência documentada do orientadores e orientadoras, para que não haja perda da bolsa por atraso de prazo.

Todos os discentes

É obrigatório enviar e-mail à Secretaria do Programa (secretariaeicos@gmail.br), com as seguintes informações relativas à qualificação:

– Título do Trabalho
– Dia e horário da qualificação
– Composição da Banca com nome e títulos completos, filiação acadêmica, além de telefone de contato. Para os membros externos ao Programa, acrescentar número do CPF e uma cópia em pdf da 1ª folha do CV Lattes.