Concentração, gestão do tempo e… Pomodoro!

Em tempos de tantos estímulos visuais e auditivos, redes ligadas e informações chegando por todos os lados, concentrar-se em apenas uma atividade parece ser uma tarefa quase impossível. Esse problema, é claro, também está presente na vida acadêmica. Começar aquele artigo super importante ou finalizar um “interminável” capítulo da pesquisa fica ainda mais difícil com tantas telas piscando e pensamento acelerado. Para ajudar a vencer esse obstáculo, uma dica valiosa é a técnica pomodoro. E não estamos falando de comida (pelo menos não neste post) 😉 Aproveite a dica!

Criada pelo italiano Francesco Cirillo na década de 80, essa técnica de gerenciamento de tarefas funciona como a seguinte proposta: escolher uma única atividade e se dedicar somente a ela por ciclos de 25 minutos, sempre cronometrados, intercalados por pausas.

Funciona assim: ligue o cronômetro e entre em ação. Mas é preciso fazer nada mais além disso nesses 25 minutos. E se alguma coisa ou alguém te interromper por mais do que alguns segundos, descarte o tempo e recomece a contagem. Por outro lado, mesmo se estiver bem no meio da tarefa, é preciso parar quando o alarme apitar. É tempo de descansar a mente por cinco ou dez minutos. Pode aproveitar para beber água, ir ao banheiro, meditar, ouvir uma música ou fazer qualquer outra coisa, preferencialmente algo agradável.

Cada um desses ciclos é um pomodoro. Ao final de quatro, é feita uma pausa maior, de 25 ou 30 minutos. Esse intervalo mais longo pode ser usado para ver uma série interessante, conversar com os amigos, dar uma conferida nas redes sociais ou qualquer outra atividade que considere verdadeiramente prazerosa. É importante que traga a sensação de recompensa.

A ideia, nessa dica é, além de promover maior concentração por meio da motivação, ajudar a entender quanto tempo uma tarefa pode levar de fato. Isso, inclusive, pode contribuir para o planejamento de cronogramas mais realistas.

Para facilitar a vida de quem quer começar a utilizar esse técnica, há diversos aplicativos gratuitos, como o TeamPomodoro, disponível para dispositivos Android e útil inclusive para equipes de pesquisa; e o Be Focused, para aparelhos IOS, com o diferencial de se adaptar bem tanto para atividades acadêmicas como as tarefas cotidianas, como limpar a casa.

Mais detalhes sobre a técnica Pomodoro no site oficial do seu criador, cique AQUI!