Infraestrutura

O Programa EICOS tem acesso a dependências de uso compartilhado pelos demais Programas de Pós Graduação do Instituto de Psicologia, como auditórios, salas de aulas e bibliotecas além de dependências de uso exclusivo de seus alunos e professores. Suas dependências exclusivas incluem: (a) uma secretaria; (b) uma sala de reuniões (c) três salas de professores; (d) sala de estudos para os alunos. Alguns recursos de infraestrutura do EICOS são apresentados a seguir:

 

Laboratórios

O Programa possui três laboratórios de uso exclusivo de seus professores e alunos: (I) Laboratório de Imagens; (II) Laboratório da Cátedra da UNESCO de Desenvolvimento Durável (III); Observatório de Áreas Protegidas.

Além dos laboratórios de uso exclusivo, o Programa conta também com o acesso a um laboratório compartilhado – o Laboratório de Informática – com os demais programas de pós-graduação do Instituto de Psicologia.

 

Recursos de Informática

O programa dispõe de dezoito computadores acoplados a impressoras scanners, interligados em rede e conectados à Internet. Esses equipamentos, de uso exclusivo de funcionários, professores e alunos do Programa, são utilizados no suporte às pesquisas e aos serviços administrativos.

 

Biblioteca

O programa conta com acesso ao sistema de bibliotecas da UFRJ, como a Biblioteca Central do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (BC-CFCH), interligada a todas as bibliotecas da UFRJ através do Sistema de Bibliotecas e Informação – SIBI/UFRJ, que reúne 41(quarenta e uma) bibliotecas, distribuídas pelos 8 (oito) Centros da UFRJ. Os alunos do Programa também podem acessar as várias bibliotecas setoriais espalhadas pelo campus da Praia Vermelha, como a PROED da Faculdade de Educação. Além disso, alunos e professores contam também com o acervo próprio do Programa, que possui obras importantes ligadas à bibliografia recomendada pelos professores.