Mestrado e Doutorado

Processo de seleção para Mestrado e Doutorado

Anualmente, o Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social abre processos de seleção de discentes interessados em nossos cursos de Mestrado e Doutorado.

As inscrições com vistas ao processo seletivo para admissão em 2019 para os cursos de Mestrado e Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social estão sendo realizadas entre os dias 27 de agosto e 28 de setembro. Os documentos relacionados com o processo de seleção são os seguintes:

Edital para Mestrado
Edital para Doutorado
Calendário do processo seletivo
Orientadores e orientadoras com vagas
Bibliografia da prova

As inscrições devem, obrigatoriamente, serem feitas através do preenchimento de um formulário online que pode ser encontrado clicando AQUI. Preste atenção, preencha todos os campos e assegure-se de clicar ao fim para enviar o formulário à secretaria.

Os candidatos e candidatas inscritas terão suas candidaturas examinadas de acordo com a legislação e, em seguida, passarão pelos exames de admissão especificados nos editais. As próximas turmas de Mestrado e Doutorado iniciarão em março de 2019.

Os candidatos serão aprovados para vagas relacionadas a projetos de pesquisa do orientador ou orientadora e seus percursos devem estar, necessariamente, relacionados a eles. Os projetos de pesquisa dos docentes podem ser encontrados nos Currículos Lattes.

Convidamos também as interessadas e interessados a explorar nosso site, conhecer as linhas de pesquisa e os trabalhos que estão sendo encaminhados pelos docentes atuais.

Informações adicionais

Verifique com atenção as datas exatas para inscrição, bem como os documentos necessários, divulgados no edital.

Além do discente regularmente matriculado, existem duas outras modalidades de participacão discente: o Aluno-a Ouvinte e a Aluna-o Especial.

Poderá participar como Aluno-a Ouvinte qualquer pessoa interessada em somente cursar  disciplinas eletivas, desde que haja a concordância do docente responsável. A solicitação poderá ser feita na Secretaria do EICOS, ou diretamente ao docente. O Aluno-a Ouvinte não possui vínculo com o Programa, não é avaliado e não aproveita a carga horária ou créditos da disciplina.

Discentes de outros Cursos de Pós-Graduação externos à UFRJ poderão participar, somente de disciplinas eletivas, na qualidade de Aluno-a Especial. Para tanto, o discente deverá solicitar o ingresso na disciplina à Secretaria, apresentando declaração de matrícula atualizada. Havendo a concordância do docente da disciplina escolhida, o aluno-a será inscrito-a no programa como Aluno-a Especial. O Aluno-a Especial é avaliado-a e recebe uma declaração ao final do curso, contendo carga horária, créditos, ementa, programa e nota final.