Expertise
Especialista em história da psicologia social e da Psicossociologia brasileira  e sua importância, desenvolveu pesquisas nessa área nos níveis nacional e internacional. Trabalha a partir de uma perspectiva teórica construtivista, enriquecida com conhecimentos provindos da teoria das representações sociais, com fundamentos em contextos sócio-culturais. Em suas pesquisas, adota metodologias histórico-críticas.

Linha de Pesquisa
Linha II – Psicossociologia Crítica, Comunidades e Redes

Grupo de Pesquisa
História da Psicologia e contexto sócio-cultural

Disciplinas
Psicologia, Psicologia Social, Educação

Publicações Recentes
Artigos
CAMPOS, R. H. F. The UFMG Archives of the history of psychology in Brazil. Boletim do CDPHA, v. 26, p. 340-356, 2016.

CAMPOS, R. H. F. Arquivos UFMG de história da psicologia no Brasil – Sala Helena Antipoff. Boletim do CDPHA, v. 26, p. 327-339, 2016.

DOMINGUES, S.; BRAVO, R. B.; CAMPOS, R. H. F. Atuação do psicólogo escolar na educação integral – possibilidades e perspectivas. Boletim do CDPHA, v. 26, p. 198-200, 2016.

PEREIRA BORGES, A. A.; CAMPOS, R. H. F. Special education in Brazil in the early 20th century: AniInnovative experience inspired in new education ideals. Creative Education, v. 07, p. 971-978, 2016.

CAMPOS, R. H. F.; CIRINO, S.; KLAPPENBACH, H.; ARDILA, R.; TAKASUNA, M. History of Psychology. International Journal of Psychology, v. 51, p. 713-720, 2016.

MELO, C. S. B.; GUTIERREZ, L.; CAMPOS, R. H. F. Théodore Simon: promoteur des tests psychologiques dans la formation des maîtres brésiliens (Belo Horizonte, 1929). Penser l’éducation (Mont Saint-Aigman), v. 39, p. 9-22, 2016.

ALMEIDA, M. O.; CORAGEM, A. C.; CAMPOS, R. H. F. Body movement in design teaching: Modernist art roots in Artus-Perrelet’s active pedagogy? Journal of Modern Education Review, v. 6, p. 923-930, 2016.

MELO, C. S. B. ; CAMPOS, R. H. F.. Scientifics exchanges between France and Brazil in the history of psychology ? The role of Georges Dumas (1908-1946). Universitas Psychologica, v. 13, p. 15-28, 2015.

Livros
CAMPOS, R. H. F.; DUARTE, A. O. S. A.; CASSEMIRO, M. F. P. (Orgs.) . Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1. ed. Belo Horizonte: FAE/UFMG; CDPHA, 2017. 462p .

CAMPOS, R. H. F.; ALMEIDA, M. O. (Orgs.) Boletim do CDPHA. 27. ed. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2017, 316p .

CAMPOS, R. H. F.; PARROS, D. T. R.; LOURENÇO, E.; RODRIGUES, L.; ASSIS, R. M.; DINIZ, M.; TURCI, D. A. (Orgs.). Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2016. 372p .

CAMPOS, R. H. F.; LOURENÇO, É.; NASSIF, L. E.; BORGES, A. A. P. (Orgs.) . Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil – Pioneiros – 3a. edição revista e aumentada. Betim, Brasília: CGP Solutions, Conselho Federal de Psicologia, 2016. 1716p.

CAMPOS, R. H. F.; LANE, S. T. M.; SAWAIA, B.; FREITAS, M. F. Q.; GUARESCHI, P.; NASCIUTTI, J.; VASCONCELOS, N. (Orgs.). Psicologia Social Comunitária: Da solidariedade à autonomia. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 143p .

Capítulos de livro
CAMPOS, R. H. F.; BORGES, A. A. P. De Génève à Belo Horizonte, une histoire croisée: circulation, réception et réinterpretation d’un modèle européen des classes spéciales au Brésil des années 1930. In: Joëlle Droux; Rita Hoffstetter. (Org.). Border-crossing in Education – Historical perspectives on transnational connections and circulations. 1ed. Londres: Routledge, 2017, p. 193-210.

BORGES, A. A. P.; CAMPOS, R. H. F. Associação de Assistência ao Pequeno Jornaleiro e a educação de menores abrigados: modelos de inclusão social nos anos de 1930 em Belo Horizonte, Minas Gerais. In: Regina Helena de Freitas Campos; Adriana Otoni Silva Antunes Duarte; Maria de Fátima Pio Cassemiro. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed. Belo Horizonte: FAE/UFMG, CDPHA, 2017, p. 203-226.

DUARTE, A. O. S. A.; CASSEMIRO, M. F. P.; CAMPOS, R. H. F. Interesses das crianças do polo Fundação Helena Antipoff: pode um inquérito contribuir para uma proposta de Educação Integral?. In: Regina Helena de Freitas Campos; Adriana Otoni Silva Antunes Duarte; Maria de Fátima Pio Cassemiro. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed. Belo Horizonte: FAE/UFMG, CDPHA, 2017, p. 227-244.

ALMEIDA, M. O.; CAMPOS, R. H. F.; ARAUJO, C. C.; CANETE, L. S. C. Educação Estética: o que revelam os alunos sobre o ensino de arte nas escolas de Ibirité, Minas Gerais?. In: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte; Maria de Fátima Pio Cassemiro; Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG; Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), 2017, p. 245-268.

CASSEMIRO, M. F. P.; CAMPOS, R. H. F. Clube Agrícola: as relações com as granjinhas e a Educação Emendativa na década de 1960. In: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte; Maria de Fátima Pio Cassemiro; Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG e Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), 2017, p. 295-318.

DUARTE, A. O. S. A.; CAMPOS, R. H. F.; MEIRA, C. J. Granjinha escolar: contribuições para a formação integral de crianças do projeto Escola de Helena. In: Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), Comissão de Psicologia Escolar e Educacional. (Org.). Práticas e pesquisas em psicologia e educação [recurso eletrônico]: experiências em Minas Gerais. 1ed. Belo Horizonte: Conselho Regional de Psicologia 4a. Região, 2017, p. 129-142.

CAMPOS, R. H. F.; LOURENÇO, E. Os Arquivos
UFMG de História da Psicologia no Brasil. In: Raquel Martins de Assis; Sávio Passafaro Peres. (Org.). História da Psicologia – Tendências Contemporâneas. 1ed. Belo Horizonte, MG: Editora Artesã, 2016, p. 91-120.

MELO, C. S. B.; CAMPOS, R. H. F. L’apport d’Henri Piéron dans le développement de la psychologie au Brésil (1920-1950). In: Laurent Gutierrez; Jerôme Martin; Régis Ouvrier-Bonnaz. (Org.). Henri Piéron (1881-1964) – Psychologie, orientation et éducation. 1ed. Toulouse, França: Octarès Éditions, 2016, p. 249-262.

COELHO, S. V.; CAMPOS, R. H. F. Educação em Direitos Humanos: uma reflexão sobre a formação humana em cursos de Pedagogia. In: Raquel M. Assis; Érika Lourenço; Adriana A.P.Borges. (Org.). Cultura, Direitos Humanos e Práticas Inclusivas em Psicologia e Educação. 1ed. Belo Horizonte, MG: PUC Minas e CDPHA, 2015, p. 145-162.