A proposta do evento “Seminário Regional Turismo, Sustentabilidade e Subjetividades: Desafios para políticas públicas no Rio de Janeiro” representa a continuidade de um seminário de extensão com o mesmo título realizado em 13 de setembro de 2018, e tem como objetivo a promoção do debate interdisciplinar e da interação dialógica entre universidade e outros setores da sociedade sobre as questões relacionadas ao tema do turismo na articulação com os compromissos de sustentabilidade, frente aos desafios de políticas públicas no Estado do Rio de Janeiro. O Seminário visa, também, o compartilhamento de experiências de projetos e ações em curso com relação ao tema, na articulação entre saberes e fazeres. Este evento visa, ainda, a criação de oportunidade para a construção de uma rede de projetos e parcerias entre a universidade e diferentes segmentos da sociedade fluminense tendo, portanto, caráter interdisciplinar e interinstitucional. Com base nessas premissas, o evento será realizado no dia 05 de dezembro de 2019, na Casa da Ciência da UFRJ ou em outro local a ser decidido pela equipe de coordenação, sendo programado com base em mesas-redondas e rodas de conversa e eventuais atividades complementares. O público-alvo envolve, majoritariamente e prioritariamente, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, interlocutores e lideranças da gestão pública, do movimento social e demais segmentos da sociedade. A equipe de organização será composta por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas de conhecimento e das diversas instituições parceiras, sendo o projeto articulado ao Programa de Extensão OBSAPIS – Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social. Assim, a equipe de organização envolverá também os interlocutores das instituições parceiras e instituições públicas do ensino superior no Rio de Janeiro, as Secretarias de Turismo, Cultura e Ambiente de Estado do Rio de Janeiro e representações de demais segmentos da sociedade fluminense, com atuação direta na temática em foco. Desta forma, o Seminário será aberto e gratuito, uma vez que se traduz como uma oportunidade para fortalecer o papel social da UFRJ no exercício da cidadania e ética para a sociedade fluminense.