O pesquisador do Programa EICOS/IP/UFRJ de Pós Graduação em nível de mestrado Nathan Almeida da Silva é o vencedor do Prêmio “Esther Wiesenfeld” – Edição 2024, concedido pela Rede Latino-Americana de Formação em Psicologia Comunitária, que busca reconhecer e homenagear a trajetória da Dra. Wiesenfeld e sua generosidade para com seus pares e alunos, que resultou em hoje ser uma referência para muitos membros da comunidade acadêmica.

Concedido no âmbito da 10º Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, de 10 a 13 de setembro de 2024 em Montevideo, Uruguai, este prêmio pretende dar visibilidade a experiências e produções que contribuam para o campo da Psicologia Comunitária e que se destaquem pela relevância sociopolítica dos problemas que abordam e por um posicionamento crítico e ético em relação a pela sua elaboração teórico-conceitual e/ou pelo seu caráter de inovação metodológica

O trabalho intitulado “Psicologia Comunitária e implicação sociopolítica: inovações metodológicas, conflitos socioambientais e comunidades tradicionais”, de autoria de Nathan Almeida da Silva, obteve o primeiro lugar na categoria de trabalhos de pós-graduação em função da sua pertinência e relevância sociopolítica para o campo dos problemas que a psicologia comunitária aborda nos contextos latino-americanos.  Da mesma forma, o comitê avaliou que o trabalho, a partir de uma posição crítica, contribui para o desenvolvimento da área, proporcionando inovações tanto metodológicas quanto conceituais.

Nathan Almeida da Silva é psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, pesquisador de mestrado no programa Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – EICOS/IP/UFRJ, tendo como orientador Prof. Dr. Gustavo Mendes de Melo e coorientadora Dra. Marie-Paule Bonnet. Também é assistente de pesquisa no Institut de Recherche pour le Développement – IRD, membro do projeto de extensão universitária Processos socioeducativos interdisciplinares em apoio à organização comunitária e participação social para a sustentabilidade socioambiental – PSIOP e do Projeto Saberes, financiado pela fundação BNP Paribas. Atualmente realiza pesquisa na Amazônia, principalmente na região do Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grande Curuai – PAE Lago Grande, localizado no estado do Pará, em parceria com a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – Sapopema, em especial com a Dra. Neriane Nascimento da Hora, a Universidade de Brasília – UnB e as organizações de base e de pesca da região.

A premiação será no dia 13/09, ocasião em que Nathan vai participar da mesa de encerramento, que inclui a publicação em revista de impacto na área.