Sustentabilidade e Transformação Social: rumo à Agenda 2030 / PRINT

Responsáveis – Marta de Azevedo Irving (missões de até três semanas) e a Coordenação do Programa em nome da PR-2 (bolsas de até 3 meses)

O Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social foi escolhido entre diversos PPG’s da UFRJ para compor o mosaico de especialidades necessárias para promover a prioridade estabelecida pela CAPES de internacionalizar as universidades brasileiras.

O PrInt – Programa de Internacionalizacão da CAPES, na UFRJ, têm diversos objetivos, todos ligados ao tema da Sustentabilidade, com o qual o EICOS trabalha há 30 anos. Mais especificamente, o PrInt tem como objetivo fomentar planos estratégicos de internacionalização, estimular a formação de redes de pesquisas internacionais, ampliar aações de apoio à internacionalização na pós-graduação, promover a mobilidade de docentes e discentes com finalidade de cooperação internacional, encorajar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional, e integrar outras ações de fomento da CAPES no esforço de internacionalização.

Mais especificamente, o presente programa de internacionalizacão objetiva, além dos objetivos estabelecidos pela CAPES, também investigar os desafios em políticas públicas e, também, para a construção de conhecimento acadêmico, no sentido da construção da Agenda 2030, pactuada em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2015), na qual estão estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujo foco central se expressa no compromisso de combate à pobreza e redução das desigualdades sociais, entre inúmeras outras prioridades socioambientais.

Para tal, o arcabouço metodológico do projeto se fundamenta em pesquisa qualitativa, tendo como etapas orientadoras o levantamento e análise bibliográfica e documental e entrevistas semiestruturadas dirigidas a interlocutores qualificados da academia, da gestão pública e do movimento social. Esta cooperação internacional visa uma leitura transversal sobre o tema em foco, considerando as realidades distintas dos países envolvidos (França e Brasil em um primeiro momento), capaz de influenciar projetos de cooperação em rede com o mesmo objetivo entre os países da América Latina e os países europeus. Assim, este se configura como um “projeto laboratório” rumo à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, compromissos globais essenciais diante da crise civilizatória, na contemporaneidade.

Para o período de duração do Programa PrInt estão sendo planejadas missões no exterior assim como serão ofertadas bolsas pela PR-2 para finalidades específicas relacionadas com a internacionalização do EICOS.

CAPES/PRINT (Programa Institucional de Internacionalização) – Edital nº 41/2017 Protocolo nº: 88887.311972/2018-00

Edital de seleção para bolsas PrInt 2019 e 2020

Todas as informações sobre os procedimentos para submissão de candidatura estão disponibilizadas nos documentos seguintes:

Edital de seleção interna de bolsas PrInt 2019-2020
Edital retificado de seleção interna de bolsas PrInt 2019-2020
Requerimento para bolsas de professor visitante sênior
Requerimento para bolsas de capacitação

Para se inscrever, basta enviar um e-mail a assessoriaeicos@gmail.com. Favor verificar as datas no Edital retificado de seleção, para submeter solicitação manifestando o interesse, indicando o tipo de bolsa pleiteada (pesquisador sênior, ou capacitação) e enviando os documentos por este site.

Para oficializar sua submissão e fazer o upload de seus documentos, favor acessar nossa plataforma através desse LINK.

É necessário ter uma conta Google para acessar o formulário de submissão.

RESULTADOS DA SELEÇÃO PARA BOLSA DE PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR 2019-2020
Decisão da banca
Resultado preliminar
Resultado final