Processo de seleção para Mestrado

Anualmente, o Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social abre processo de seleção de discentes interessados em nosso curso de Mestrado. A próxima turma de Mestrado e Doutorado iniciará seu percurso acadêmico em março de 2020.

As inscrições com vistas ao processo seletivo para admissão em 2020 para o curso de Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social estão abertas entre os dias 3 e 30 de setembro de 2019.

As candidatas e candidatos serão aprovados para vagas relacionadas a projetos de pesquisa do orientador ou orientadora e seus percursos devem estar, necessariamente, relacionados a eles. Os projetos de pesquisa dos docentes podem ser encontrados AQUI. Não disponibilizamos vagas por docente, mas vagas por linha de pesquisa. O número dessas vagas está especificado no edital de abertura de inscrições para seleção ao curso de Mestrado.

Convidamos também as interessadas e interessados a explorar nosso site, conhecer as linhas de pesquisa e os trabalhos que estão sendo encaminhados pelos docentes atuais.

O processo de seleção obedecerá às normas especificadas no edital. As inscrições devem ser, obrigatoriamente, feitas através do preenchimento de formulários online,  cujas informações podem ser encontradas em links para documentos pdf disponibilizados mais abaixo nessa página.

Passo a passo para fazer sua inscrição:

– Chequem as regras e o procedimento de seleção tal como explicitados nos editais;
– Documentos pdf são disponibilizados abaixo, com instruções para o preenchimento dos formulários de inscrição de Mestrado, que devem ser lidos com atenção e seguidos escrupulosamente;
– Nesses documentos vocês serão solicitados a preparar as respostas em um documento word antes de passá-las para uma Plataforma Google, onde são feitas as inscrições. Não é possível preencher os formulários aos poucos. Por isso, é necessário estar de posse de todas as respostas antes de entrar no sistema.
– Depois de preparar suas respostas em um documento word, é só ir respondendo, copiando-as e colando-as, quando necessário, no formulário Google.
– IMPORTANTE: para acessar o sistema, dote-se de uma conta Google Mail (obrigatório) e leia as instruções.

MESTRADO

Primeira fase – Processo de inscricão online. Os documentos informativos relacionados ao processo de seleção são:
Edital para Mestrado
Exemplo do modelo online de formulário Google de inscrição
Formulário de inscrição a ser preenchido, assinado, escaneado e preparado para upload no formulário Google de inscrição
Documento com as instruções para inscrição de candidatas e candidatos ao MESTRADO

Informação importante: as candidatas e candidatos deverão fazer opção de Linha de Pesquisa, indicando dois docentes. O colegiado do Programa autorizou indicações provenientes de mais de uma linha em dois casos:
– A professora Marta Pinheiro (Linha 1) aceitará trabalhos que façam interface com a Linha 2;
– A professora Beatriz Takeiti (Linha 3) aceitará trabalhos que façam interface com a Linha 2.

Segunda fase – Realização dos exames

OBs: No cronograma dos exames, as provas escritas estão marcadas para o dia 11 DE OUTUBRO – 4ª F.
Confirmando: as provas serão mesmo no dia 11 DE OUTUBRO, mas este dia cai numa 6ª FEIRA. Desculpem o equívoco.

Terceira fase – ATENÇÃO – Caso aprovado ou aprovada nos exames do processo de seleção, na época de entrega de documentos da inscrição presencial (de 6 a 13 de dezembro) que constam do Edital de seleção, não será preciso entregar a carta de apresentação solicitada (Item 3.10.1 “c”, página 41).

Informações adicionais

Além do discente regularmente matriculado, existem duas outras modalidades de participacão discente: o Aluno-a Ouvinte e a Aluna-o Especial.

Poderá participar como Aluno-a Ouvinte qualquer pessoa interessada em somente cursar  disciplinas eletivas, desde que haja a concordância por escrito do docente responsável. A solicitação poderá ser feita na Secretaria do EICOS, ou diretamente ao docente. O Aluno-a Ouvinte não possui vínculo com o Programa, não é avaliado e não aproveita a carga horária ou créditos da disciplina.

Discentes de outros Cursos de Pós-Graduação externos à UFRJ poderão participar, somente de disciplinas eletivas, na qualidade de Aluno-a Especial. Para tanto, o discente deverá solicitar o ingresso na disciplina à Secretaria, apresentando declaração de matrícula atualizada. Havendo a concordância do docente da disciplina escolhida, o aluno-a será inscrito-a no programa como Aluno-a Especial. O Aluno-a Especial é avaliado-a e recebe uma declaração ao final do curso, contendo carga horária, créditos, ementa, programa e nota final.