Processo de seleção para Mestrado

EDITAL DE MESTRADO 2021

(Edital publicado no Boletim da UFRJ, pág. 23: http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2020/42-2020.pdf )

Anualmente, o Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social abre processo de seleção de discentes interessados em nosso curso de Mestrado. As próximas turmas de Mestrado e Doutorado iniciarão seus percursos acadêmicos em abril de 2021.

As inscrições com vistas ao processo seletivo para admissão em 2021 para o curso de Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Estarão abertas para as inscrições entre 09 de novembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021. 

As candidatas e candidatos às vagas devem já ir se preparando seus projetos de pesquisa que devem, obrigatoriamente, ser articulados ao do futuro orientador ou orientadora. Também devem seguir as normas do Manual Discente (a partir da página 29)  Os projetos de pesquisa dos docentes podem ser encontrados AQUI. Não disponibilizamos vagas por docente, mas vagas por linha de pesquisa. O número dessas vagas será especificado no edital de abertura de inscrições para seleção ao curso de Mestrado.

O processo de seleção obedece às normas especificadas no edital.

MESTRADO

Primeira fase – Processo de inscrição online: a ser aberto no dia 09 de novembro de 2020

Segunda fase – Realização dos exames: a ser divulgada.

Terceira fase – ATENÇÃO – Caso aprovado ou aprovada nos exames do processo de seleção, deverão fazer entrega de documentos originais na inscrição presencial (em data segundo cronograma. Vide edital).

Informações adicionais

Além do discente regularmente matriculado, existem duas outras modalidades de participação discente: o Aluno-a Ouvinte e a Aluna-o Especial.

Poderá participar como Aluno-a Ouvinte qualquer pessoa interessada em somente cursar  disciplinas eletivas, desde que haja a concordância por escrito do docente responsável. A solicitação poderá ser feita na Secretaria do EICOS, ou diretamente ao docente. O Aluno-a Ouvinte não possui vínculo com o Programa, não é avaliado e não aproveita a carga horária ou créditos da disciplina.

Discentes de outros Cursos de Pós-Graduação externos à UFRJ poderão participar, somente de disciplinas eletivas, na qualidade de Aluno-a Especial. Para tanto, o discente deverá solicitar o ingresso na disciplina à Secretaria, apresentando declaração de matrícula atualizada. Havendo a concordância do docente da disciplina escolhida, o aluno-a será inscrito-a no programa como Aluno-a Especial. O Aluno-a Especial é avaliado-a e recebe uma declaração ao final do curso, contendo carga horária, créditos, ementa, programa e nota final.