Processo de seleção para Mestrado
(em curso)

Anualmente, o Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social abre processo de seleção de discentes interessados em nosso curso de Mestrado. A próxima turma de Mestrado e Doutorado iniciará seu percurso acadêmico em março de 2020.

As inscrições com vistas ao processo seletivo para admissão em 2020 para o curso de Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social foram encerradas em 8 de outubro de 2019.

As candidatas e candidatos às vagas relacionadas a projetos de pesquisa do orientador ou orientadora e seus percursos devem se preparar para defender planos, necessariamente, relacionados a eles. Os projetos de pesquisa dos docentes podem ser encontrados AQUI. Não disponibilizamos vagas por docente, mas vagas por linha de pesquisa. O número dessas vagas está especificado no edital de abertura de inscrições para seleção ao curso de Mestrado.

O processo de seleção prossegue obedecendo as normas especificadas no edital.

MESTRADO

Primeira fase – Processo de inscricão online: Encerrado.

Informação importante: as candidatas e candidatos, ao indicar dois docentes, devem estar conscientes que o colegiado do Programa autorizou indicações provenientes de mais de uma linha em dois casos:
– A professora Marta Pinheiro (Linha 1) aceitará trabalhos que façam interface com a Linha 2;
– A professora Beatriz Takeiti (Linha 3) aceitará trabalhos que façam interface com a Linha 2.

Segunda fase – Realização dos exames: Em curso.

Terceira fase – ATENÇÃO – Caso aprovado ou aprovada nos exames do processo de seleção, na época de entrega de documentos da inscrição presencial (de 6 a 13 de dezembro) que constam do Edital de Seleção, não será preciso entregar a carta de apresentação solicitada (Item 3.10.1 “c”, página 41).

Informações adicionais

Além do discente regularmente matriculado, existem duas outras modalidades de participacão discente: o Aluno-a Ouvinte e a Aluna-o Especial.

Poderá participar como Aluno-a Ouvinte qualquer pessoa interessada em somente cursar  disciplinas eletivas, desde que haja a concordância por escrito do docente responsável. A solicitação poderá ser feita na Secretaria do EICOS, ou diretamente ao docente. O Aluno-a Ouvinte não possui vínculo com o Programa, não é avaliado e não aproveita a carga horária ou créditos da disciplina.

Discentes de outros Cursos de Pós-Graduação externos à UFRJ poderão participar, somente de disciplinas eletivas, na qualidade de Aluno-a Especial. Para tanto, o discente deverá solicitar o ingresso na disciplina à Secretaria, apresentando declaração de matrícula atualizada. Havendo a concordância do docente da disciplina escolhida, o aluno-a será inscrito-a no programa como Aluno-a Especial. O Aluno-a Especial é avaliado-a e recebe uma declaração ao final do curso, contendo carga horária, créditos, ementa, programa e nota final.