Mestrado

A candidata ou candidato ao título de Mestre deve apresentar sua Dissertação, cumpridas as exigências (créditos + Exame de Qualificação) no prazo mínimo de 3 períodos e no máximo 4 períodos, a partir da inscrição do candidato no Curso, respeitando o Artigo 38 do Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.

Regras a serem satisfeitas até, no máximo, 30 dias antes da data da defesa, com entrega à Secretaria do Programa:
1. Encaminhamento de 1 (hum) exemplar impresso do trabalho para cada membro da banca examinadora e 1 (hum) outro por e-mail (com cópia pdf para a orientadora ou orientador);

2. Documentos a serem entregues 30 dias antes da data do exame, assinados e completos, na Secretaria do Programa:

  1. Formulário de Concordância de Defesa de Mestrado
    PDF   WORD
  2. Histórico Escolar (rubricado pelo orientador) e contendo todos os graus mínimos (e lançados) para a defesa
  3. Formulário de Inserção Social (o mesmo exigido para defesa de trabalhos de conclusão de tese/dissertação)
    PDF   WORD
  4. 1ª folha do Lattes do membro externo ao Programa
  5. Comprovante de “nada consta” emitido pela Biblioteca do CFCH, referente à empréstimos de livros.

3. Os discentes bolsistas devem entregar relatório final pelo sistema de submissão online do Programa. Esse relatório deve ser acompanhado de parecer do orientador ou orientadora. O discente deve entregar prova em pdf da sua submissão e da do orientador ou orientadora.

Após a defesa, os discentes devem, obrigatoriamente, imprimir tantas vias quantas forem necessárias da folha de aprovação, onde constam os nomes dos membros da banca, para que cada um deles assine, ao final da defesa, todas as vias. Deve ainda responsabilizar-se pela coleta das folhas de aprovação após a defesa, deixando uma com cada membro da banca e guardando duas para si. Um desses dois originais deve ser escaneado e inserido no volume que será entregue em capa dura.

Em caso de queda em exigência, o discente deve ainda responsabilizar-se pela entrega de todos os documentos coletados, deixando-os com o orientador ou a orientadora, que os liberará somente depois do cumprimento das demandas da banca.

Atentem ainda para as datas de defesa de dissertação de mestrado: até dia 20 de março de 2020.

Entregas finais

Caso 1) A entrega da capa dura e do pdf com o trabalho deve ser realizada, sem atraso algum, até 60 dias após a data de defesa para discentes que tiverem seus trabalhos aprovados na defesa.

Caso 2) Para os discentes que caírem em exigência serão acordados até 90 dias para o cumprimento de demandas, finalização completa e aceite do manuscrito pelo orientador ou orientadora. Terá, após a data de aceitação final do trabalho pelo orientador ou orientadora, mais 60 dias após a data de aceitação final do trabalho pelo orientador ou orientadora para a entrega da capa dura e do pdf.

Leiam o MANUAL DO DISCENTE 2019-2020.

Doutorado

O candidato ou candidata ao título de Doutor deve apresentar sua Tese, cumpridas as exigências (créditos + Exame de Qualificação) no prazo mínimo de 6 períodos e no máximo 8 períodos, a partir da inscrição do candidato no Curso, respeitando o Artigo 39 da Regulamentação.

Regras a serem satisfeitas até, no máximo, 30 dias antes da data da defesa, com entrega à Secretaria do Programa:
1. Encaminhamento de 1 (hum) exemplar impresso do trabalho para cada membro da banca examinadora e 1 (hum) outro por e-mail (com cópia pdf para a orientadora ou orientador);

2. Documentos a serem entregues 30 dias antes da data do exame, assinados e completos, na Secretaria do Programa:

  1. Formulário de Concordância de Defesa de Doutorado
    PDF   WORD
  2. Histórico Escolar (rubricado pelo orientador) e contendo todos os graus mínimos (e lançados) para a defesa
  3. Formulário de Inserção Social (o mesmo exigido para defesa de trabalhos de conclusão de tese/dissertação)
    PDF   WORD
  4. 1ª folha do Lattes do membro externo ao Programa
  5. Comprovante de “nada consta” emitido pela Biblioteca do CFCH, referente à empréstimos de livros.

3. Os discentes bolsistas devem entregar relatório final pelo sistema de submissão online do Programa. Esse relatório deve ser acompanhado de parecer do orientador ou orientadora. O discente deve entregar prova em pdf da sua submissão e da do orientador ou orientadora.

Após a defesa, os discentes devem, obrigatoriamente, imprimir tantas vias quantas forem necessárias da folha de aprovação, onde constam os nomes dos membros da banca, para que cada um deles assine, ao final da defesa, todas as vias. Deve ainda responsabilizar-se pela coleta das folhas de aprovação após a defesa, deixando uma com cada membro da banca e guardando duas para si. Um desses dois originais deve ser escaneado e inserido no volume que será entregue em capa dura.

Em caso de queda em exigência, o discente deve ainda responsabilizar-se pela entrega de todos os documentos coletados, deixando-os com o orientador ou a orientadora, que os liberará somente depois do cumprimento das demandas da banca.

Atentem ainda para as datas de defesa de dissertação de mestrado: até dia 20 de março de 2020.

Entregas finais

Caso 1) A entrega da capa dura e do pdf com o trabalho deve ser realizada, sem atraso algum, até 60 dias após a data de defesa para discentes que tiverem seus trabalhos aprovados na defesa.

Caso 2) Para os discentes que caírem em exigência serão acordados até 90 dias para o cumprimento de demandas, finalização completa e aceite do manuscrito pelo orientador ou orientadora. Terá, após a data de aceitação final do trabalho pelo orientador ou orientadora, mais 60 dias após a data de aceitação final do trabalho pelo orientador ou orientadora para a entrega da capa dura e do pdf.

Leiam o MANUAL DO DISCENTE 2019-2020.

Informações gerais

Dia da defesa

No dia da defesa, a candidata ou candidato deve levar:

– Uma cópia da Folha de aprovação para os membros assinarem. É obrigatório que o documento original assinado faça parte, posteriormente, do exemplar em capa dura. Esse documento deve ser escaneado para ser incluído na cópia em pdf  que deve ser encaminhado por e-mail (secretariaeicos@gmail.com), conforme Resolução CEPG 02/2002.

Formulário de aprovação da dissertação/tese, a ser preenchido pelo orientador ou orientadora. 

Após a defesa

As dissertações e teses aprovadas têm o prazo de 60 (sessenta) dias, a contar do dia da defesa, para serem entregues em definitivo.

Para dar entrada no processo de pedido de diploma, o candidato aprovado, ou candidata, deverá entregar pessoalmente na secretaria, de acordo com a data indicada pela banca no Formulário de Aprovação de Dissertação/Tese:

1. O formulário de aprovação da dissertação/tese, indicado acima, já preenchido pelo orientador ou orientadora. 

2. Formulário pós-defesa, com a assinatura do orientador ou orientadora

3. Um exemplar de capa dura, cor vinho (conforme Resolução CEPG 02/2002), ver modelo abaixo (não esquecer de mandar imprimir lombada)

modelocapa

4. Duas cópias digitalizadas (em pen drive)

Observação importante
As cópias digitalizadas da Dissertação/Tese deverão ser apresentadas, obrigatoriamente, em arquivo único (ou seja, em um único documento em pdf). Se o trabalho original tiver vários documentos materiais diferentes, cabe ao discente digitalizá-los e integrá-los em um único pdf. Há vários apps gratuitos na Internet que permitem integrar vários documentos em um. O documento deve ser otimizado para ter um tamanho razoável.

É obrigatório que do documento com o trabalho final conste a ficha catalográfica, que pode ser feita pelo próprio discente ou por um funcionário da Biblioteca do CFCH. Para gerar via e-mail a ficha catalográfica, clique AQUI. A funcionária Érica Resende pode ajudá-los caso haja dificuldades. Para encontrar-se com ela, vá até a Biblioteca do CFCH em horário comercial.

Além da ficha catalográfica, há outros itens obrigatórios que devem aparecer nos trabalhos (como resumo e abstract em inglês, por exemplo). As normas para dissertações e teses foram condensadas em um documento de leitura obrigatória preparado SIBI – Sistema de Bibliotecas da UFRJ. Cabe ao discente acessá-lo e informar-se, lendo-o com extrema atenção. O documento pode ser encontrado aqui: Manual para Elaboração e Normalizacão de Dissertações e Teses.

5. Uma vez preparadas as vias impressa e digitais dos trabalhos, os discentes devem preencher o formulário de disponibilização da Biblioteca para autorizar (ou não) a difusão do trabalho realizado.