Mestrado

A candidata ou candidato ao título de Mestre deve apresentar sua Dissertação, cumpridas as exigências (créditos + Exame de Qualificação) no prazo mínimo de 3 períodos e no máximo 4 períodos, a partir da inscrição do candidato no Curso, respeitando o Artigo 38 do Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.

Regras a serem satisfeitas até, no máximo, 30 dias antes da data da defesa, com entrega à Secretaria do Programa:
1. Encaminhar cópia aos membros da banca dentro do formato acordado com os mesmos (físico e/ou digital).

2. Documentos a serem entregues 30 dias antes da data do exame, assinados e completos, na Secretaria do Programa:

  1. Formulário de Concordância de Defesa de Mestrado – WORD
    Apenas para os membros externos ao EICOS que devem ser pedidos, aos mesmos, os dados solicitados no formulário(não peçam ao membros do EICOS, a Secretaria têm os dados, principalmente CPFs). Deve constar o link da defesa no formulário, caso seja feita virtualmente, de acordo com Resolução CEPG/UFRJ N. 128;
  2. Histórico Escolar e contendo todos os graus mínimos (e lançados) para a defesa;
  3. Formulário de Inserção Social (o mesmo exigido para defesa de trabalhos de conclusão de tese/dissertação) – PDF   WORD
  4. Comprovante de “nada consta” emitido pela Biblioteca do CFCH, referente à empréstimos de livros. Solicitação de nada consta através do email: atendimentobibliotecacfch@gmail.com

Os discentes bolsistas devem entregar relatório final pelo sistema de submissão online do Programa. Esse relatório deve ser acompanhado de parecer do orientador ou orientadora. O discente deve entregar prova em pdf da sua submissão e da do orientador ou orientadora.

Os pedidos de defesa devem ser aprovados pela Comissão Deliberativa pelo menos 30 dias antes da data de defesa para dar tempo de tramitar no Cepeguinho.

De acordo com a Resolução CEPG/UFRJ No 128, DE 11/11/2022, os membros da banca enviem um e-mail, preferencialmente de conta institucional, confirmando a concordância com o resultado registrado em ata após a defesa.

Em caso de queda em exigência, o discente deve ainda responsabilizar-se pela entrega de todos os documentos coletados, deixando-os com o orientador ou a orientadora, que os liberará somente depois do cumprimento das demandas da banca.

Entregas finais

Caso 1) A entrega do trabalho em pdf (email para secretaria ou endereço do link do trabalho em drive) deve ser realizada, sem atraso algum, até 60 dias após a data de defesa para discentes que tiverem seus trabalhos aprovados na defesa.
Obs.: não estamos mais exigindo trabalhos em capa-dura. Os mesmos (em pdf) deverão ser enviados para a secretaria via email ou através de link de dropbox/drive.

Caso 2) Para os discentes que caírem em exigência serão acordados até 90 dias para o cumprimento de demandas, finalização completa e aceite do manuscrito pelo orientador ou orientadora. Terá, após a data de aceitação final do trabalho pelo orientador ou orientadora, mais 60 dias após a data de aceitação final do trabalho pelo orientador ou orientadora para a entrega do pdf.

OBS.: VER NAS ORIENTAÇÕES PÓS DEFESAS AS NOVAS EXIGÊNCIAS DA PR2 PARA OS PEDIDOS DE DIPLOMA.

 Email para trâmite de processos de diplomas: assessoriaeicos@gmail.com

Doutorado

O candidato ou candidata ao título de Doutor deve apresentar sua Tese, cumpridas as exigências (créditos + Exame de Qualificação) no prazo mínimo de 6 períodos e no máximo 8 períodos, a partir da inscrição do candidato no Curso, respeitando o Artigo 39 da Regulamentação.

Regras a serem satisfeitas até, no máximo, 30 dias antes da data da defesa, com entrega à Secretaria do Programa:
1. Encaminhar cópia aos membros da banca dentro do formato acordado com os mesmos (físico e/ou digital).

2. Documentos a serem entregues 30 dias antes da data do exame, assinados e completos, na Secretaria do Programa:

  1. Formulário de Concordância de Defesa de Doutorado – WORD . Deve constar o link da defesa no formulário, caso seja feita virtualmente, de acordo com Resolução CEPG/UFRJ N. 128;
  2.  Apenas para os membros externos ao EICOS que devem ser pedidos, aos mesmos, os dados solicitados no formulário (não peçam ao membros do EICOS, a Secretaria têm os dados, principalmente CPFs).
  3. Histórico Escolar contendo todos os graus mínimos (e lançados) para a defesa;
  4. Formulário de Inserção Social (o mesmo exigido para defesa de trabalhos de conclusão de tese/dissertação) – PDF   WORD
  5. Comprovante de “nada consta” emitido pela Biblioteca do CFCH, referente à empréstimos de livros.
    Solicitação de nada consta através do email: atendimentobibliotecacfch@gmail.com

Os discentes bolsistas devem entregar relatório final pelo sistema de submissão online do Programa. Esse relatório deve ser acompanhado de parecer do orientador ou orientadora. O discente deve entregar prova em pdf da sua submissão e da do orientador ou orientadora.

Os pedidos de defesa devem ser aprovados pela Comissão Deliberativa pelo menos 30 dias antes da data de defesa para dar tempo de tramitar no Cepeguinho.

De acordo com a Resolução CEPG/UFRJ No 128, DE 11/11/2022, os membros da banca enviem um e-mail, preferencialmente de conta institucional, confirmando a concordância com o resultado registrado em ata após a defesa.

Em caso de queda em exigência, o discente deve ainda responsabilizar-se pela entrega de todos os documentos coletados, deixando-os com o orientador ou a orientadora, que os liberará somente depois do cumprimento das demandas da banca.

Atentem ainda para as datas de defesa de dissertação de mestrado, em períodos normais: até dia 31 de março.

Entregas finais

Caso 1) A entrega do trabalho em pdf (email para secretaria ou endereço do link do trabalho em drive) deve ser realizada, sem atraso algum, até 60 dias após a data de defesa para discentes que tiverem seus trabalhos aprovados na defesa.
Obs.: não estamos mais exigindo trabalhos em capa-dura. Os mesmos (em pdf) deverão ser enviados para a secretaria via email ou através de link de dropbox/drive.

Caso 2) Para os discentes que caírem em exigência serão acordados até 90 dias para o cumprimento de demandas, finalização completa e aceite do manuscrito pelo orientador ou orientadora. Terá, após a data de aceitação final do trabalho pelo orientador ou orientadora, mais 60 dias após a data de aceitação final do trabalho pelo orientador ou orientadora para a entrega do pdf.

Informações gerais

Após a defesa

As dissertações e teses aprovadas têm o prazo de 60 (sessenta) dias, a contar do dia da defesa, para serem entregues em definitivo.
Obs.: não estamos mais exigindo trabalhos em capa-dura. Os mesmos (em pdf) deverão ser enviados para a secretaria via email ou através de link de dropbox/drive.

Para dar entrada no processo de pedido de diploma, o candidato aprovado, ou candidata, deverá entregar pessoalmente ou remotamente na secretaria, de acordo com a data indicada pela banca na Ata de de Aprovação.

  1. A ata da defesa devidamente preenchida, data e assinada.
  2. Cópia digitalizada em formato em pdf enviado por email da secretaria (via email ou link do drive/nuvem do arquivo).
A/O DOCENTE ORIENTADOR/A DEVERÁ:
Conferir a versão final enviada pela/o estudante dentro do prazo definido pela banca, garantindo que constem da versão final, todos os itens a seguir juntos no trabalho final:
  • capa, contra-capa, sumário, etc., conforme orientação do SIBI (clique AQUI).
  • Resumo, abstract, palavras-chave em conformidade com termos de pertencimento e ancoragem no programa.
  • A ficha catalográfica (que pode ser feita pelo próprio discente ou por um funcionário da Biblioteca do CFCH. Para gerar via e-mail a ficha catalográfica (clique AQUI). A funcionária Érica Resende pode ajudá-los caso haja dificuldades. Para encontrar-se com ela, vá até a Biblioteca do CFCH em horário comercial).
  • folha de aprovação com nomes e instituições dos membros da banca (modelo na pág. 109 do Manual do SIBInão deve estar assinada)
  • 5. Uma vez preparada a versão final digital do trabalho, os discentes devem preencher o formulário de disponibilização da Biblioteca para autorizar (ou não) a difusão do trabalho realizado (clique AQUI).

5. PARA SOLICITAÇÃO DE DIPLOMAS:
A partir de final de 2020 a PR2 inseriu os processos de diplomas no Sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações) do Governo Federal. Foram exigidos mais documentos, todos digitalizados, e em especificações mais detalhadas.
Formulário de Solicitação de diplomas: doc_word doc_pdf

CLIQUE AQUI PARA RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS.   Obs. importante: o documentos de identificação escaneados que serão enviados para os pedidos de diploma deverão ser obrigatoriamente os mesmos da inscrição nos processos seletivos. Ex: se o aluno se candidatou ao processo seletivo enviando cópia do RG/SSP-RJ, deve enviar a cópia do mesmo documento ao solicitar o diploma. Não pode o aluno se candidatar com RG e para o processo de diploma apresentar a Habilitação; mesmo contendo o n. de RG, a divisão de diplomas devolve o processo exigindo o documento que consta do Histórico (quando da criação do registro acadêmico com o número do documento fornecido na inscrição de seleção).

Observação: As cópias digitalizadas da Dissertação/Tese deverão ser apresentadas, obrigatoriamente, em arquivo único (ou seja, em um único documento em pdf). Se o trabalho original tiver vários documentos materiais diferentes, cabe ao discente digitalizá-los e integrá-los em um único pdf. Há vários apps gratuitos na Internet que permitem integrar vários documentos em um. O documento deve ser otimizado para ter um tamanho razoável.

É obrigatório que do documento com o trabalho final conste a ficha catalográfica, que pode ser feita pelo próprio discente ou por um funcionário da Biblioteca do CFCH. Para gerar via e-mail a ficha catalográfica, clique AQUI. A funcionária Érica Resende pode ajudá-los caso haja dificuldades. Para encontrar-se com ela, vá até a Biblioteca do CFCH em horário comercial.

Além da ficha catalográfica, há outros itens obrigatórios que devem aparecer nos trabalhos (como resumo e abstract em inglês, por exemplo). As normas para dissertações e teses foram condensadas em um documento de leitura obrigatória preparado SIBI – Sistema de Bibliotecas da UFRJ. Cabe ao discente acessá-lo e informar-se, lendo-o com extrema atenção. O documento pode ser encontrado aqui: Manual para Elaboração e Normalizacão de Dissertações e Teses.

Uma vez preparada a via digitais dos trabalho, os discentes devem preencher o formulário de disponibilização da Biblioteca para autorizar (ou não) a difusão do trabalho realizado.