O EICOS participa diretamente do Master Erasmus + – MITRA (Mediação intercultural: identidades, mobilidade e conflito), um programa de mestrado internacional com a participação de vários países.

Trata-se de curso de Mestrado Interdisciplinar bilíngüe (inglês e/ou francês), inscrito dentro das Ciências Humanas, que tem o objetivo de dar respostas a necessidades sociais agudas . Esse objetivo é perseguido através de trabalhos de pesquisa em mediação intercultural, inscreita nos processos de mobilidade contemporânea internacional e transnacional.

A proposta atual do master foi alterada recentemente e é expressa agora com o objetivo de “formar pesquisadores especialistas de fenômenos de migracão (para subsequente continuação ao nível de doutorado), analistas de políticas públicas e matéria de migracão e de integracão (para formação de especialistas em organizações internacionais ou territoriais) e de profissionais com competência prática na mediação intercultural, quando portadora de projetos associativos”.

O curso é orientado a partir de uma perspectiva de busca de conhecimento científico na área. Do consórcio, participam  dez universidades , distribuídas em três continentes:
Université de Lille (França),
Université Libre de Bruxelles (Bélgica)
Université Babeş-Bolyai em Cluj (Romênia),
University of Wrocław (Polônia),
University College Cork (Irlanda),
Université Szeged (Hungria),
Universidad de Grenada (Espanha),
Université Cheikh Anta Diop (Senegal),
University of Aegean Sea (Grécia),
além da UFRJ -Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brésil),\

Durante o processo de seleção e as inscrições anuais, todos os alunos selecionados obtem bolsa. O primeiro ano do curso é sempre realizado em uma das universidades parceiras da União Européia.

Para mais informações sobre esse programa único no Brasil, fale com a gente!