Processo de seleção para Doutorado


EDITAL DE DOUTORADO 2021

Edital oficial de seleção, publicado no Boletim da UFRJ, a partir da página 26

Anualmente, o Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social abre processo de seleção de discentes interessados em nosso curso de Mestrado. A turma 2021-1 de Doutorado inicia seu percurso acadêmico em maio.

As inscrições com vistas ao processo seletivo para admissão em 2021 para o curso de Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social estão encerradas.

ABAIXO, O TEXTO DE CONVOCAÇÃO ATUALIZADO

As candidatas e candidatos às vagas tiveram de preparar seus projetos de pesquisa, obrigatoriamente, articulados aos da linha de pesquisa escolhida e do orientador ou orientadora. Os projetos de pesquisa dos docentes podem ser encontrados AQUI. As vagas não foram disponibilizadas por docente, mas por linha de pesquisa. O número dessas vagas está especificado no Edital de abertura de inscrições para seleção ao curso de Doutorado.

Primeira fase – Processo de inscrição online: encerrado.

Segunda fase – Exames de CV e projeto + entrevistas: encerrado.

Terceira fase – Resultados finais e instruções para matrícula. Clique AQUI

Passo a passo para fazer a inscrição: encerrado [ignore informações abaixo]

Prepare-se: fazer a inscrição vai dar trabalho! Mas é só seguir o passo a passo que preparamos:

1 Leia atentamente o documento que explica, AQUI, como preparar e fazer a inscrição;

2 Acesse aqui os outros documentos necessários solicitados ou utilizados durante a preparação e realização da inscrição:
– Ficha de inscrição para o Doutorado 2021;
– Print out do formulário web.

3 Certifique-s de que recebeu um email com a confirmação de sua inscrição.

Informações adicionais

Além do discente regularmente matriculado, existem duas outras modalidades de participacão discente: o Aluno-a Ouvinte e a Aluna-o Especial.

Poderá participar como Aluno-a Ouvinte qualquer pessoa interessada em somente cursar  disciplinas eletivas, desde que haja a concordância por escrito do docente responsável. A solicitação poderá ser feita na Secretaria do EICOS, ou diretamente ao docente. O Aluno-a Ouvinte não possui vínculo com o Programa, não é avaliado e não aproveita a carga horária ou créditos da disciplina.

Discentes de outros Cursos de Pós-Graduação externos à UFRJ poderão participar, somente de disciplinas eletivas, na qualidade de Aluno-a Especial. Para tanto, o discente deverá solicitar o ingresso na disciplina à Secretaria, apresentando declaração de matrícula atualizada. Havendo a concordância do docente da disciplina escolhida, o aluno-a será inscrito-a no programa como Aluno-a Especial. O Aluno-a Especial é avaliado-a e recebe uma declaração ao final do curso, contendo carga horária, créditos, ementa, programa e nota final.