O programa UNITWIN das Nações Unidas, através da UNESCO, tem como objetivo promover a cooperação técnica interuniversitária, especialmente em países em desenvolvimento. Implantou, para isso, Cátedras UNESCO em diferentes áreas, em diversos países, um bem-sucedido programa da Divisão de Educação Superior da UNESCO.

O EICOS não ficou para trás, obtendo a única cátedra da UNESCO em um programa de psicologia do país, que guardou durante mais de uma década, até seu encerramento em 2015. A Cátedra UNESCO – UFRJ – EICOS, dedicou-se à área do desenvolvimento sustentável. Foi instituída por uma convenção assinada em Paris em outubro de 1993, na sede da UNESCO, pelo então diretor Federico Mayor e o representante da UFRJ. O Programa tem muito orgulho te ter guardado por tantos anos uma relação com a UNESO que não foi somente importante para a UFRJ e o Instituto de Psicologia, mas extremamente inovadora por conta de tratar de questões que, na época de sua outorga, nos idos dos anos 90, das relações entre a psicossociologia e a sustentabilidade sócio-ambiental.

Os trabalhos da cátedra, ainda que encerrados, estão sendo desenvolvidos agora dentro do Programa de Internacionalização da CAPES – PrInt (ver a aba a ele relacionada).