União Europeia determina que pesquisas financiadas por agências de fomento sejam publicadas em periódicos de livre acesso
No último dia 27, o “cOAlition S”, grupo formado 13 agências de fomento e Comissão Europeia, deram um passo importante para a democratização do conhecimento. Juntas essas instituições determinaram que, a partir de 1° de janeiro 2020, todas as pesquisas por elas financiadas passem a ter seus resultados publicados em periódicos de livre acesso.
No atual cenário, os pesquisadores de todo o mundo tendem a optar pela publicação em periódicos de acesso pago porque esses, geralmente, possuem maior fator de impacto (indicador que calcula a quantidade de vezes que uma revista científica foi citada). Entretanto, esse modelo, além de restringir o acesso ao conhecimento, gera custos dobrados. As universidades que têm custos com as pesquisas e muitas vezes bancam a submissão dos trabalhos precisam também arcar com os altos valores das assinaturas das editoras detentoras dos direitos. Dessa forma, nem mesmo os autores recebem um percentual da receita obtida pelos acessos. Só as editoras lucram.
Com essa medida capitaneada pela “cOAlition S”, na União Europeia, espera-se que as grandes editoras científicas revejam seus sistemas de publicação.