Estrutura

Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social são estruturados de acordo com a legislação interna da UFRJ, respeitando as exigências da CAPES.

As modalidades de formação são oferecidas através de disciplinas obrigatórias, eletivas e de orientação, distribuídas por 4 períodos – 2 anos (Mestrado) ou 8 períodos – 4 anos (Doutorado). Os prazos são rígidos e não há maleabilidade na oferta dos cursos para discentes que tenham interesse em desenvolver pesquisas em prazos mais longos.

INFORMES E DIRETRIZES EICOS

Créditos

Mestrado

Para se habilitar ao Exame de Qualificação é necessário completar 270 horas. Esse exame é realizado perante uma banca de no mínimo três professores, incluindo o orientador ou orientadora da dissertação, em um prazo entre o 12º e 14º mês, a contar da data de sua inscrição. Não há flexibilidade nesses prazos, com exceção de casos excepcionais gravíssimos que demandarão solicitação especial e exame da Comissão Deliberativa.

O discente deverá obter 360 horas em disciplinas para poder ir à defesa. A defesa da Dissertação de Mestrado deverá ocorrer no prazo mínimo de 03 (três) períodos e máximo de 04 (quatro) períodos (um ano e meio a 2 anos), a contar da data de ingresso no curso. O exame da dissertação será realizado por uma banca composta por três professores, incluindo o professor orientador, sendo um membro obrigatoriamente externo ao Programa EICOS. Não há flexibilidade nesses prazos, com exceção de casos excepcionais gravíssimos que demandarão solicitação especial e exame da Comissão Deliberativa.

Para a outorga do diploma, é exigido depósito em capa dura da dissertação finalizada. Discentes que, após a defesa, caem em exigência, têm 60 dias para entregar as correções e mais 30 dias para preparar a capa dura. Do exemplar final devem constar todos os campos exigidos no Manual de Teses da UFRJ e uma cópia escaneada da ata de defesa com a assinatura de todos os membros da banca. Ainda que o Manual exija a aplicação das normas da ABNT, na área da psicologia são aceitos trabalhos que utilizem as normas da APA. Recursos podem ser encontrados na seção de links.

Doutorado

Para se habilitar ao Exame de Qualificação é necessário completar 330 horas. Esse exame é realizado perante uma banca de no mínimo três professores, incluindo o orientador ou orientadora da dissertação, em um prazo entre o 20º e 24º mês, a contar da data de sua inscrição. Para o exame será constituída uma comissão de acompanhamento do desempenho do aluno, composta pelo orientador e dois outros professores, sendo um membro obrigatoriamente externo ao Programa EICOS. Não há flexibilidade nesses prazos, com exceção de casos excepcionais gravíssimos que demandarão solicitação especial e exame da Comissão Deliberativa.

O discente deverá obter 450 horas em disciplinas para poder ir à defesa. No caso de discentes que tenham feito Mestrado no EICOS, serão aproveitadas 90 horas referentes às disciplinas obrigatórias. Ainda que possam ser aproveitadas até 150 horas incluídas na carga total do Mestrado, as que excedam 90 serão ser analisadas caso a caso, não havendo integração automática delas ao currículo de Doutorado. A ênfase do Doutorado é na pesquisa original e na produção de uma tese que possa ser considerada uma contribuição substancial ao conhecimento na área da Psicossociologia, em uma de suas três linhas.

O aluno fica obrigado a apresentar sua Tese de Doutorado no prazo mínimo de 5 (cinco) e máximo de 8 (oito) períodos (dois e meio a quatro anos), a partir da data de inscrição do candidato no curso. O exame da tese será realizado por uma banca composta por cinco professores, incluindo o professor orientador, dois docentes membros da Linha e mais dois professores externos ao Programa. Não há flexibilidade nesses prazos, com exceção de casos excepcionais gravíssimos que demandarão solicitação especial e exame da Comissão Deliberativa.

Para a outorga do diploma, é exigido depósito em capa dura da tese finalizada. Discentes que, após a defesa, caem em exigência, têm 60 dias para entregar as correções e mais 30 dias para preparar a capa dura. Do exemplar final devem constar todos os campos exigidos no Manual de Teses da UFRJ e uma cópia escaneada da ata de defesa com a assinatura de todos os membros da banca. Ainda que o Manual exija a aplicação das normas da ABNT, na área da psicologia são aceitos trabalhos que utilizem as normas da APA. Recursos podem ser encontrados na seção de links.

Conheça o Regulamento do EICOS na íntegra.

Discentes devem estar conscientes de que as lacunas do regulamento são preenchidas por decisões da Comissão Deliberativa, publicadas na forma de Resoluções pela Coordenação do Programa.