Expertise
Antropóloga. Doutora em Saúde Coletiva. Trabalha com teorias e metodologias raciais negras, necropolítica e bionecropolítica, o pensamento radical negro, pensamento de mulheres negras, Estudos do raça, gênero e sexualidade, feminismos negros, indígenas e favelados, estudos interseccionais, raça, subjetividade e processos de subjetivação. Estudos Fanonianos ( Contracoloniais), a sociogênese e a
clínica política de Frantz Fanon e suas possibilidades. Foco nas relações entre raça e racismo interseccionalizados, os processos psicosociológicos e as ecologias humanas racialmente produzidas bem como suas dinâmicas.
Linha de pesquisa
Linha II – Psicossociologia Crítica, Comunidades e Redes
Grupo de Pesquisa
Práticas Racistas e efeitos subjetivos do Racismo em Mulheres Negras ? Questões no campo da produção do cuidado em saúde
Ori Grupo de Estudo e Pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade
Publicações recentes
LIMA, F. Bio-necropolítica: diálogos entre Michel Foucault e Achille Mbembe. Arquivos
Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 70, n. spe, p. 20-33, 2018. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v70nspe/03.
LIMA, F. Trauma, colonialidade e a sociogenia em Frantz Fanon: os estudos da
subjetividade na encruzilhada. Arq. bras. psicol. vol.72 no.spe Rio de Janeiro 2020.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-
52672020000300007
LIMA, F. Persistências no necrotempo pandêmico: Favelas, marronagem e o dia
seguinte. Revista Metaxy. PPDH/NEPP-DH/UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil. V. 4, n. 1, Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/article/view/58133/31660
LIMA, F. Como resistir o objeto – Pretas conjurações em “Experimentando Vermelho em
Dilúvio. LOGOS 57 V. 28 N 02 PPGCOM UERJ. Disponível em: https://www.e-
publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/61366/42180
LIMA, F. Um ebó artístico-epistêmico: desobediências poéticas em Grada Kilomba. v.
20 n. 226 (2021): Revista Espaço Acadêmico, n. 226, jan./fev. 2021. Disponível em:
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54017