Expertise
Pesquisas sobre a televisão e desenvolvimento regional, tendências em publicidade diante da convergência midiática (como “Bandas de rua, heterotopia e socialidades: paisagens sonoras, estesia urbana e ocupação do espaço público”), estudos das culturas urbanas usando o aporte metodológico de inspiração etnográfica com base nas derivas, cartografias sentimentais, cartografias sonoras e na pesquisa performativa.
Outros temas referem-se à ecologia e sustentabilidade, e seus entrecruzamentos com o consumo, comunidades sustentáveis, novas configurações de ser e estar nas cidades, usos, fluxos, práticas e socialidades (ou sociabilidades) no espaço urbano, bem como a heterotopia e a hetorocronia, busacando integrar à academia saberes ancestrais e o conhecimento dos pensadores da floresta, tais como Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Estudos da alimentação numa perspectiva antropológica, com atenção ao movimento Slow Food, à ecogastronomia e à economia circular com foco no acesso das comunidades a uma alimentação saudável como forma de se articular micropolíticas revolucionárias.
Linha de Pesquisa
Linha I – Ecologia Social, Comunidades e Sustentabilidade
Grupos de Pesquisa
CIEC – Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos
UrbeSom – Grupo de Pesquisa em culturas urbanas, música e comunicação
Publicações recentes
Artigos
Proposta de um modelo de literacia para as novas enunciações publicitárias. Animus: Revista interamericana de Comunicação Midiática. v.19. n.40, 2020. p. 124-143.
Capítulos de livros
Do it yourself: materialidades na performance das bandas de rua no Rio de Janeiro. In: PINHEIRO, M. A.; MACHADO, M. (Orgs.). Recortes do contemporâneo: mediações socioculturais. Rio de Janeiro: Mórula, 2020. p. 62-77.
Folkpublicidade: folkcomunicação e ressignificação da linguagem publicitária pelo prossumidor/amador. In: PEREZ, C. et al. (Orgs.). 10 anos de ProPesqPP: consumo, existência, resistência. São Paulo: ECA-USP, 2020. p. 562-576.