Expertise
Publicitária pela Unitau e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Lucimara Rett leciona desde 1999. É Professora Associada DE, atuando desde 2012 na Escola de Comunicação e, desde 2021, como Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) do Instituto de Psicologia da UFRJ.
Seus principais interesses de investigação são Estudos Ambientais e do Antropoceno, Ecologia das Práticas, Ecologia Profunda e Ecologia Espiritual, Agroecologia e Segurança Alimentar, com foco nas temáticas da Linha 1 do EICOS: Ecologia Social, Comunidades e Sustentabilidade. Também se interessa por Culturas Urbanas, Cidades e Comunicação, Som e Música – mapas e paisagens sonoras. Na sua área de origem, dedica-se aos estudos de Mídia e Publicidade Expandida. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC/UERJ/CNPq) e líder do Mediatio – Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades (UFRJ/CNPq).
Foi bolsista PDS do CNPq em 2018, desenvolvendo no PPG em Comunicação da Universidade Paulista (Unip), a pesquisa “Bandas de rua, heterotopia e socialidades: Paisagens sonoras, estesia urbana e ocupação do espaço público”.
Linha de Pesquisa:
Linha I – Ecologia Social, Comunidades e Sustentabilidade
Grupos de Pesquisa:
Mediatio – Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades (UFRJ)
https://sites.google.com/view/mediatio
Últimas publicações:
Tudo sob controle: a inteligência artificial e a sociedade de prossumo (2024)
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1245/1135/4332
Perspectivas (Anti)metodológicas na pesquisa em estudos de consumo: aproximações entre cartografia, etnografia e pesquisa performativa (2023)
https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/perspectivas-antimetodologicas-na-pesquisa-em-estudos-de-consumo-aproximacoes-en?lang=pt-br#
Metamorfoses: futuros possíveis para a comunicação no Antropoceno (2023) Logos
https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/73388/68
Mercadoria Ancestral: o consumo da Ayahuasca na indústria da cura (2021)
https://httpscomunicon.wpengine.com/wp-content/uploads/2021/11/Fa%CC%81bio-Del-Nero-Silva-Barbosa-e-Lucimara-Rett.pdf
Proposta de um modelo de literacia para as novas enunciações publicitárias (2020) Animus
https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40462
Derivas e Cartografias Sonoras: Pesquisa Performativa Como Proposta (anti)metodológica nos Estudos de Comunicação Urbana (2020)
https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1476-1.pdf
Do it yourself: materialidades na performance das bandas de rua no Rio de Janeiro. In: PINHEIRO, M. A.; MACHADO, M. (Orgs.). Recortes do contemporâneo: mediações socioculturais. Rio de Janeiro: Mórula, 2020. p. 62-77.