Expertise
Publicitária (Unitau) e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Atua como Professora Associada DE no Departamento de Métodos e Áreas Conexas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).
Suas pesquisas já versaram sobre a televisão e o desenvolvimento regional, depois sobre as tendências em publicidade diante da convergência midiática. No pós-doutorado realizou em 2019, como bolsista PDS do CNPq, a pesquisa “Bandas de rua, heterotopia e socialidades: paisagens sonoras, estesia urbana e ocupação do espaço público”. Desde então, tem se dedicado aos estudos das Culturas Urbanas usando o aporte metodológico de inspiração etnográfica com base nas derivas, cartografias sentimentais, cartografias sonoras e na pesquisa performativa.
Recentemente deu início ao projeto de pesquisa “Ecologia profunda, antropoceno e lowsumerismo” no intuito de investigar temas ligados à ecologia e sustentabilidade, e seus entrecruzamentos com o consumo, comunidades sustentáveis, novas configurações de ser e estar nas cidades, usos, fluxos, práticas e socialidades (ou sociabilidades) no espaço urbano, bem como a heterotopia e a hetorocronia. Tem especial interesse em integrar saberes ancestrais e o conhecimento dos pensadores da floresta, tais como Ailton Krenak e Davi Kopenawa, à academia.
Outra vertente de pesquisa, ainda em fase embrionária, é o estudo da alimentação numa perspectiva antropológica, com atenção ao movimento Slow Food, à ecogastronomia e à economia circular pensando, sobretudo, no acesso das comunidades a uma alimentação saudável como forma de se articular micropolíticas revolucionárias.
Linha de Pesquisa
Linha I – Ecologia Social, Comunidades e Sustentabilidade
Grupos de Pesquisa
Vice líder do grupo de pesquisa CIEC – Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (ECO-UFRJ/CNPq);
UrbeSom – Grupo de Pesquisa em culturas urbanas, música e comunicação (Unip/CNPq).
Sócia da Intercom, Rede Folkcom e ABP2 – Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade.
Formação
Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil (2009);
Mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista, UNIP (2003);
Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (1994).
Publicações recentes
- Artigos em anais de eventos:
Música e dinâmicas dos espaços (semi)públicos em São Paulo: uma análise do evento Paulista Aberta. In: XXIX Encontro da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Evento online realizado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, de 25 a 27 de novembro de 2020. Trabalho apresentado no GT Estudos de Som e Música.
http://www.compos.org.br/biblioteca/trabalhos_arquivo_WQUQEY3MJT3YXO4ANMP7_30_8590_02_03_2020_13_13_05.pdf
Derivas e Cartografias Sonoras: Pesquisa Performativa Como Proposta (anti)metodológica nos Estudos de Comunicação Urbana. In: XX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Evento online realizado pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, de 1 a 10 de dezembro de 2020. Trabalho aprovado, no prelo, apresentado no GP Comunicação e Culturas Urbanas.
Leito Carroçável e Amplificadores: Cartografia Sonora no Evento Paulista Aberta. In: 16º Encontro Nacional de Música e Mídia. Evento online realizado pela Universidade Paulista, São Paulo, SP, de 23 a 25 de setembro de 2020. Resumo publicado e artigo completo no prelo.
https://doity.com.br/16encontromusimid/blog/trabalhos-aprovados
- Artigo em revista:
Proposta de um modelo de literacia para as novas enunciações publicitárias. In: Animus: revista interamericana de comunicação midiática. v.19. n.40, 2020. p. 124-143.
https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40462
- Capítulos de livros:
Do it yourself: materialidades na performance das bandas de rua no Rio de Janeiro. In: PINHEIRO, Marta de Araújo; MACHADO, Monica (orgs.). Recortes do contemporâneo: mediações socioculturais. Rio de Janeiro: Mórula, 2020. p. 62-77.
https://morula.com.br/wp-content/uploads/2020/09/RecortesContemporaneo_WEB_09SET.pdf
Folkpublicidade: folkcomunicação e ressignificação da linguagem publicitária pelo prossumidor/amador. In: PEREZ, Clotilde et al. (orgs.). 10 anos de ProPesqPP: consumo, existência, resistência. São Paulo: ECA-USP, 2020. p. 562-576.
https://20ccfb7f-2aea-41e5-9b4a-c5ea67ac6651.filesusr.com/ugd/bb9c7e_62477705e747469f850b8411a090f613.pdf