Nessa XIX Bienal Internacional do Livro, o programa Eicos terá o lançamento de uma aluna e seu orientador. É o livro “Luz, câmera, consumo: a publicidade verde em cartaz”, escrito pela doutoranda Giselle Torres e pelo professor Fred Tavares. O evento acontecerá no dia 6 de setembro, a partir das 17h30, no Pavilhão Verde, estande R32 – Editora Autografia, no Riocentro.
Sobre o livro
A tecnologia e a capacidade produtiva alcançadas no fim do século XX impactaram, de forma negativa, os níveis de sustentabilidade do planeta. Entretanto, a percepção dessa problemática não teve, nesse momento, importância para a lógica desenvolvimentista. A questão socioambiental ganhou espaço somente na transformação do modus operandi de consumo, cujo processo foi subsidiado pelo maior volume de troca de informações inerente ao modelo pós-moderno de globalização.
Com o intuito de compreender os processos formados a partir desses novos paradigmas, este livro se propõe a construir um olhar crítico-reflexivo acerca da apropriação do discurso verde para atender às novas demandas de consumo, em detrimento da necessidade de discutir a questão da natureza.
A ideia é problematizar a possível utilização de roteiros de animação longa-metragem com apelo socioambiental de forma restrita aos fins de promoção de marketing e geração de lucros. Sendo assim, essa obra suscita o questionamento sobre qual seria o sutil limiar entre as práticas de greenmarketing e greenwashing nas mídias de massa.
Serviço
Data: 06/09/2019 (sexta-feira)
Horário: a partir das 17h30
Local: Pavilhão Verde, estande R32 – Editora Autografia, no Riocentro.
Endereço do Riocentro: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca. Rio de Janeiro – RJ.
Valor do ingresso da XIX Bienal Internacional do Livro: R$30,00 – inteira / R$15,00 – meia-entrada