Caros discentes e docentes. Todos nós recebemos o e-mail da secretaria contextualizando sobre as demandas do CFCH e da Universidade como um todo. Por isso é de suma importância que nós discentes possamos nos organizar. Entendemos que o corpo discente do Programa EICOS tem suas peculiaridades e, assim urge a criação de um momento para que juntos pensemos estratégias e proposições para o retorno às nossas atividades de formação. Nossa sugestão é um encontro virtual onde possamos contribuir com essa composição a partir das discussões de nossos potenciais e dificuldades. Para enriquecer nossa discussão e alinhamento com a Associação de Pós-Graduandos, segue em anexo o documento elaborado pela Associação, fruto de meses de acúmulo, questionamentos, debates, presença em diversos conselhos e Grupos de Trabalhos: “A APG UFRJ – Gestão Mãos à Obra 2020 apresenta um documento (em anexo) de cerca de 70 páginas com perguntas e, principalmente, propostas sobre a questão das aulas remotas. Defendemos que o retorno às aulas não pode ser realizado antes da condução de um debate aprofundado e exaustivo de todos esses pontos colocados no documento. Defendemos a vida e a saúde mental dos docentes, técnicos, discentes e terceirizados em frente aos discursos de “excelência acadêmica”. Por fim, defendemos o ensino de qualidade antes da celeridade do debate que “a universidade não pode parar. A universidade não está parada. Mas para continuar caminhando em direção a um ensino gratuito, plural e de qualidade, ninguém deve ficar pra trás.” (APG UFRJ-Gestão Mãos à Obra 2020).
Data da live: 10/06/2020 Horário: 14:30
link: https://meet.google.com/dvr-nwtb-ohp
Segue tb um link para uma promoção reflexiva: https://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com/2020/05/31/giorgio-agamben-requiem-para-os-estudantes-os-professores-que-aceitam-como-estao-fazendo-em-massa-submeter-se-a-nova-ditadura-telematica-e-realizar-os-seus-cursos-somente-onli/
OBS: O dia escolhido por meio de sondagem aos discentes (formulário google) foi quarta-feira tarde. Optamos pelo horário das 14:30 porque no final do dia o fluxo aumenta e muitos colegas ficam com problemas de transmissão. Agradeço desde já aos colegas que colaboraram até aqui .
Regina Carmela Emília de Resende, doutoranda
Representantes Discentes EICOS