A professora Regina Helena de Freitas Campos acaba de receber da Society for the History of Psychology (SHP) o Career Achievement Award, prêmio que, desde 2000, é concedido a profissionais que tenham dado contribuições “notáveis, sustentáveis e incomuns” para a história da psicologia ao longo da carreira.

No informe da premiação, Cathy Faye, presidente da SHP e diretora do Cummings Center for the History of Psychology, da Universidade de Akron, nos Estados Unidos, destaca que o trabalho da profa. Regina Campos sobre a história da Psicologia no Brasil “proporcionou um exame aprofundado da psicologia educacional, do trabalho de Helena Antipoff [psicóloga e pedagoga russa que se radicou em MG, pioneira na educação especial no Brasil] e das raízes da psicologia laboratorial”.

A profa. Regina foi a primeira brasileira a receber esse prêmio: os demais premiados são, em sua maioria, de origem norte-americana ou europeia. Segundo Cathy Faye, com a premiação, o comitê visa reconhecer a liderança da brasileira “na preservação e no provimento de acesso público ao registro histórico da psicologia no Brasil e a sua significativa contribuição para o estabelecimento da história da psicologia como área de especialidade no país”.

Para a profa. Regina, o prêmio significa o reconhecimento de um esforço por tornar conhecida a história da psicologia brasileira “em suas características mais originais e relevantes” para o desenvolvimento das ciências humanas no Brasil.

Em entrevista ao Portal UFMG, a profa. Regina fez questão de compartilhar o mérito do prêmio com os colegas da UFMG, do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, instituição que ela preside há quase duas décadas, do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp) e da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP), da qual foi uma das fundadoras.

Do mérito material ao interpessoal
A profa. Regina Campos é uma das fundadoras do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPG-PSI) da UFMG. Em sua carreira escreveu ou organizou 26 livros. Em 2018, foi premiada pelo Conselho Federal de Psicologia por sua contribuição à profissão de psicóloga no Brasil.

A profa. Regina Campos é Doutora em Educação pela Universidade de Stanford (EUA), professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, profa. colaboradora do Programa EICOS, além de ser presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Suas principais áreas de pesquisa são a psicologia social, a psicologia social comunitária e a psicologia educacional, com ênfase no desenvolvimento histórico dessas três áreas, em suas relações com o contexto sociocultural e nas conexões estabelecidas, em todo o mundo, entre as diferentes tradições de pesquisa.

Recortes da reportagem original do Portal da UFMG.
Veja a reportagem completa na pág. de Notícias do Portal da UFMG