O  Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – EICOS convida para o

“Seminário Internacional Interdisciplinar Comunidades e Ecologia Social:
Homenagem à Professora Maria Inácia D´Ávila Neto.

Quarta Feira, 27 de abril, de 9 às 18 horas
no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ
Av. Rui Barbosa, 762

seminarioinacia1

Mesa de abertura: 09h00 às 10h00

Mesa I: 10h00 às 11h30 – Tecendo o Desenvolvimento

Coordenadora: Cecília de Mello e Souza, EICOS/UFRJ.

Conferencistas:

Marta Irving, EICOS/UFRJ – O campo da Ecologia Social: Do não lugar à inovação na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais.

Lena Vania Ribeiro Pinheiro,  IBICT/MCTI –“Educação da sensibilidade”, arte, informação e tecnologias para inclusão social.

Irene Garay, Biologia/UFRJ & CNRS/France – Da conservação da biodiversidade a construção de modelos socialmente equitáveis: princípios e perspectivas.

Patrícia Mattos, UFSJ – A importância da teoria do reconhecimento para os estudos de gênero.

Testemunhos: 11h30 à 12h00

Almoço: 12h00 às 13h50

Mesa II: 13h50 às 15h40 – A Ruptura das Fronteiras

Coordenadora: Regina Andrade, UERJ.

Conferencistas:

Norah Dei-Cas, Université de Lille – Cruzar as fronteiras para compreender a alteridade.

Lucia Rabello, IP/UFRJ – Emancipação e subjetividade desde o ponto de vista des-colonial.

Mohamed ElHajji, ECO/UFRJ – Migrações, mídia transacional e identidades diaspóricas.

Mesa III: 15h50 às 18h00 – Uma Perspectiva Transdisciplinar

Coordenadora: Tania Maciel.

Denise Jodelet, EHESS/France – Inácia D´Ávila: Uma prática transdisciplinar inovadora.

Regina Helena Freitas Campos, Psicologia/UFMG – Inácia D´Ávila e a História da Psicologia Social: Articulando ecologia, feminismo e desenvolvimento cultural.

Michele Thiollent, COPPE/UFRJ – Anamnese: preservar a memória de pesquisadores em Ciências Humanas, um projeto iniciado por Henri Desroche e Claude Ravelet.

Coral infantil da UFRJ: 18h00 às 18h30 – Regente Profa. Maria José Chevitarese, Escola de Música/UFRJ.

[Entrada Franca]

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos CBAE/FCC/UFRJ – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro.

Promoção: EICOS/UFRJ | CÁTEDRA UNESCO DE DESENVOLVIMENTO DURÁVEL DA UFRJ

Apoio: Consulado da França | UFRJ | FCC/UFRJ

seminarioinacia3

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.