Expertise
Especialista em estudos sobre experiências psicossociais e socioculturais nas relações entre mídias e experiências de subjetivações, etnicidades e estudos sobre coletivos, comunidades e processos existenciais na conjugação do online e offline. Trabalha com foco em comunidades de grupos (jovens, mulheres, velhos, crianças) e mídias contemporâneas a partir do olhar da antropologia digital, tecendo relações com a perspectiva teórica dos estudos culturais. Adota metodologias etnográficas e cartográficas na articulação online e off-line.

Linha de Pesquisa
Linha II – Psicossociologia Crítica, Comunidades e Redes

Grupo de Pesquisa
MEDIATIO
CIEC – Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos

Disciplinas
– Implicação na Pesquisa
– Estudos de Doutorado
– Estudos de Mestrado
– Pesquisa de Mestrado
– Pesquisa de Doutorado
– Estágios Docentes

Artigos
VARELLA, Helena ; MACHADO, Monica. Etnografia digital da alimentação viva: uma abordagem metodológica no campo online e offline. ATHENEA DIGITAL, v. 21, p. 60-80, 2021.

BRAGA DE MOURA, Isabela ; MACHADO, Monica. Bruxas de hoje: construção identitária do slowbeauty. CADERNOS PAGU, v. 1, p. 20-40, 2021.

OLIVEIRA, A. ; MACHADO, Monica. Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+. SIGNOS DO CONSUMO, v. v13, p. 20-31, 2021.

BARBOSA, NATHALIA CRISTINA ; MACHADO, Monica. Internação mediada: as novas configurações da internação hospitalar na era das mídias sociais. Interface (Botucatu. Online), v. 24, p. 1-17, 2020.

MACHADO, Monica; BURROWES, Patrícia ; RETT, Lucimara . Proposta de um modelo de literacia para as novas enunciações publicitárias. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 19, p. 1-20, 2020.

BALTHAZAR, Ana Carolina ; MACHADO, Monica. Material Culture and Mass Consumption: the impact of Daniel Miller?s work in Brazil. REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, v. 10, p. 773-803, 2020.

MACHADO C., M. A teoria da antropologia digital para as humanidades digitais. Revista Z Cultural (UFRJ), v. 02, p. 20, 2018.

MACHADO C., M. Imaginários sociais sobre as favelas cariocas: o turismo-cultural do museu de favela e seus modos de ativação digital. Diálogo com a Economia Criativa, v. 1, p. 61, 2016.

MACHADO C., M. Entrevista com Daniel Miller: ‘A antropologia digital é um bom caminho para compreender a sociedade moderna’. Revista Z Cultural (UFRJ), v. Ano X, p. 101, 2015.

Livros
MACHADO, Monica; MARQUES, R. (Org.) . Antropologia Digital, Humanidades e Produção de Subjetividades. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. 219p .

PINHEIRO, Marta (Org.) ; MACHADO, Monica (Org.). Recortes do Contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula editora, 2020. v. 1. 220p.

MACHADO C., M. Antropologia digital e experiências virtuais do Museu de Favela. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 215 p.

MACHADO C., M. Metamorfoses do Consumo: Experiências de marcas na era da convergência de mídias. 1. ed. Rio de Janeiro: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 76 p.

Capítulos de livro
MACHADO C., M. Antropologia digital e culturas juvenis: os usos de mídias sociais nas favelas do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. IN: PEREIRA, C.; BELEZA, J. A cultura material nas (sub)culturas juvenis – Do DIY às trocas digitais. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad / Editora PUC Rio, 2018, p. 47-67.