Expertise

Psicologia, Psicologia Social, Psicossociologia de Comunidades. Educação Popular e Processos participativos e racializados de construção de conhecimento. Movimentos sociais e Organizações da Sociedade Civil: participação no fortalecimento dos processos de democratização. Políticas públicas e sistemas de garantias de direitos.

Linha de Pesquisa
Linha II – Psicossociologia Crítica, Comunidades e Redes

Publicações Recentes
Artigos completos publicados em periódicos
MOREIRA, M.C.; PAO, M. S. Lesbianidades e a formação acadêmica em psicologia no interior do Estado do Rio de Janeiro. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE. , v.15, p.333 – 347, 2022.

MOREIRA, M.C.; BARROSO JUNIOR, M. Relato de experiência sobre rodas de conversa on-line com professores. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS). , v.14, p.149 – 171, 2022.

PEDRO, R.; MOREIRA, M.C. Conhecer, intervir, partilhar: pistas para a pesquisa psicossocial na construção de outros mundos possíveis. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS. , v.16, p.1 – 17 – 17, 2021.

MOREIRA, M.C. Entre utopias e esperanças. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE. , v.14, p.177 – 188, 2021.

MOREIRA, M.C.; PAO, M. S. São duas meninas? Reflexões sobre o silenciamento da vivência lésbica. Sul-Sul – Revista De Ciências Humanas E Sociais. , v.2, p.89 – 104, 2021.

MOREIRA, Mariana de Castro. Sobreviver nunca foi nosso destino. Sul-Sul – Revista de Ciências Humanas e Sociais. , v.1, p.96 – 117, 2021.

MOREIRA, M.C.; PEDRO, R. Do mal-entendido promissor à multiplicação de vozes: considerações acerca das estratégias metodológicas para a elaboração de uma cartografia de organizações da sociedade civil.
ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE). , v.15, p.1398 – 1412, 2015.

MOREIRA, M. C.; MELLO, B.P.; COSTA, C.G. As diversas faces do racismo: uma análise interseccional sobre os impactos da necropolítica no Brasil. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, 2023 (no prelo).

MOREIRA, M.C; GUIMARÃES, I.S; FRANÇA, L.M.M; OLIVEIRA, R.C. Educação popular, escolas indígenas e movimentos sociais: um encontro com Samara Pataxó. REVISTA MUNDO LIVRE, 2023 (no prelo).

Capítulos de livros publicados
MOREIRA, M.C. 6° Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Vestígios, histórias, tramas, tranças e caminhos de resistência In: Boletim do Portal História da Psicologia.1 ed. Rio das Ostras: Editora do Portal História da Psicologia, 2022, v.1, p. 381-386.

MOREIRA, M.C. O futuro é uma invenção da gente: seguindo Paulo Freire para reinventar caminhos na
confluência entre a Psicologia e a Educação In: Mestres do amanhã: fazedores do futuro: artigos produzidos durante o curso da EAD Freiriana do Instituto Paulo Freire.1 ed.São Paulo: Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, 2021, v.1, p. 559-569.