Expertise
Especialista em pesquisas relacionadas com processos comunitários de consumo ambiental, marketing verde e psicossociologia ambiental comunitária. Trabalha a partir de uma perspectiva teórica pós-estruturalista. Em suas pesquisas, adota métodos genealógicos e cartográficos.

Linha de Pesquisa
Linha I – Ecologia Social, Comunidades e Sustentabilidade

Grupos de Pesquisa
GAPIS – Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade

Disciplinas
– Estudo de Caso Doutorado
– Estudo de Caso Mestrado
– Pesquisa Tese
– Pesquisa Dissertação
– Prática de Ensino

Publicações recentes
Artigos
TAVARES,
F. A.; FERREIRA, G. G. T.; ALMEIDA, E. M.; VENTURA, J. ‘Green Consumption’ in Rio de Janeiro: A Comparative Study between Generations Y and Z. London Journal of Research in Humanities and Social Sciences, v. 18, p. 01-10, 2018.

TAVARES, F. A.; VARGAS, R. C. R. Processos de subjetivação e consumo: uma perspectiva psicossocial. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 16, p. 155-165, 2017.

TAVARES, F. A.; FERREIRA, G. G. T.; ARAUJO, A.; TAVARES, M.; MIRANDA, R. The green consumption and the rhizomatic capital strategy: Ads and reports in the Brazilian media. Advances in Applied Sociology, v. 7, p. 35-63, 2017.

TAVARES, F. A.; VARGAS, R. C. R.; FERREIRA, G. G. T. The ‘subjectivity kits’ and the logic of ‘human having’: a psychosocial view on consumption by the advertisement. London Journal of Research in Humanities an Social Sciences, v. 17, p. 01, 2017.

TAVARES, F. A. Kits de subjetividade verde’. O consumo da natureza e as modelagens marcárias nas tensões do controle e do capitalismo rizomático. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 16, n. 187, p. 1-12, 2016.

TAVARES, F. A.; FERREIRA, G. G. T.; PONTES, F.; TOPKE, Denise Rugani. As mulheres vão às compras: Discutindo o comportamento feminino intergeracional e o ‘consumo verde’ no Rio de Janeiro. Revista de Administração da UEG, v. 7, p. 98, 2016.

TAVARES, F. A.; TORRES, GISELLE ; PONTES, FERNANDO ; TOPKE, Denise Rugani. Women go shopping; Discussing the female intergenerational behaviour and the ‘green consumption’. Open Journal of Social Sciences, v. 3, p. 172-181, 2015.

TAVARES, F. A.; PONTES, F. O consumo da natureza: A identidade prêt-à-porter ecologicamente correta. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 5, p. 59, 2015.

Livros
FERREIRA, G. G. T.; TAVARES, F. A. Natureza Líquida: as modelagens marcárias e a publicidade verde. 2017. 207p.

PONTES, F.; TAVARES, F. A. Ecosofia das Marcas: As Três Ecologias na Publicidade Verde. 2017. 223p.