Expertise
Especialista em processos comunicativos em contextos psicossociais comunitários presenciais e em rede, que emergem de vividos culturais, sócio-políticos, educativos, relacionados à saúde e a ambientes de trabalho. Trabalha a partir de uma perspectiva teórica construtivista-crítica, fundamentada nas epistemologias genética e histórico-crítica. Em suas pesquisas, adota metodologias de análise do discurso lógico-argumentativo e de pesquisa-ação e intervenção.

Linha de Pesquisa
Linha II – Psicossociologia Crítica, Comunidades e Redes

Grupo de Pesquisa
Inter@ctiva – Culturas e Comunicação em Rede

Disciplinas
– Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Mestrado e Doutorado)
– Estudos em Epistemologia e Psicossociologia I
– Estudos Avançados em Psicossocioologia Crítica, Comunidades e Redes I
– Estudos Avançados em Psicossocioologia Crítica, Comunidades e Redes II
– Estudos de Doutorado
– Estudos de Mestrado
– Pesquisa Tese
– Pesquisa Dissertação
– Estágios Docentes
– Práticas de Pesquisa – Publicações
– Práticas de Pesquisa – Eventos

Publicações recentes
Artigos
CARREIRO, C. M.; CAMPOS, M. N. Habiletés sociales et violence scolaire : la mise en pratique d’un programme d’intervention interdisciplinaire en éducation physique. Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 52, 4-26, 2021.

CAMPOS, M. N.; CASTRO, M. R. Analyse du discours multilangage: Pour une sémiotique constructiviste-critique. Argumentum. Journal of the Seminar of Discursive Logic, Argumentation Theory and Rhetoric, v. 18, 215-238, 2020.

RONFINI, N.; CAMPOS, M. N. Entre o agendamento da mídia e o desinteresse: Meio ambiente nas comunidades em rede de jovens. Diversitas (Bogotá), v. 16, n. 1, 37-53, 2020.

LEITE, L. C.; MARTINS, R. T.; CAMPOS, M. N.; LOYOLA, C. M. D. Dengue: Um estudo sobre educação popular das campanhas do Ministério da Saúde. Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 45,  506- 528, 2019.

BURG, A. P.; RONFINI, N.; CAMPOS, M. N. Journalisme liquide : Méga-événements au Brésil et nouveaux médias. Argumentum Journal of the Seminar of Discursive Logic, Argumentation Theory and Rhetoric, v. 15, p. 27-69, 2017.

CAMPOS, M. N.; PROBA, F. S.; VIANA, L. . Enfermeiras em rede: Desenho comunicativo de gestão de comunidades. Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, p. 331-351, 2017.

LARA, M. G. J.; CAMPOS, M. N. Les amitiés brisées, Facebook et les élections brésiliennes 2014. TrajEthos, v. 5, p. 105-146, 2016.

CAMPOS, M. N.; BURG, A. P.; MORAES, M.; LEMOS, A. G. A.; ALVES, D. G.; LEITE, L. C. . Liquid youth: From street kids to theater actors; An account of a re-affiliation process. International Journal of Communication, v. 10, p. 340-358, 2016.

CAMPOS, M. N. Perspectives in Natural Logic: The Operations of Argumentation, Ethics, and Rhetoric. Argumentum – Journal of the Seminar of Discursive Logic, Argumentation Theory and Rhetoric, v. 13, p. 7-25, 2015.

CAMPOS, M. N. Coconstrução dos conhecimentos no uso das tecnologias educativas: Reflexões éticas. Educação e Cultura Contemporânea, v. 12, p. 184-211, 2015.

GRABOVSCHI, C.; CAMPOS, M. N.. La logique naturelle en tant que méthode pour l?exploration des représentations mentales. Argumentum – Journal of the Seminar of Discursive Logic, Argumentation Theory and Rhetoric, v. 12, p. 9-29, 2014.

CAMPOS, M. N. Théorie communicationnelle des schématisations et logique naturelle: des contributions révolutionnaires à explorer. Argumentum – Journal of the Seminar of Discursive Logic, Argumentation Theory and Rhetoric, v. 12, p. 29-41, 2014.

GRABOVSCHI, C.; NCAMPOS, M. N. Social representations of healthy and unhealthy food built by Romanian and Canadian children. British Food Journal, v. 116, p. 1931-1941, 2014.

GRABOVSCHI, C.; CAMPOS, M. N. Les représentations sociales de l’alimentation chez l’enfant. TrajEthos, v. 3, p. 71-87, 2014.

CAMPOS, M. N.. Integrando Habermas, Piaget e Grize: contribuições para uma Teoria Construtivista-Crítica da Comunicação. Revista FAMECOS – Mídia, Cultura e Tecnologia, v. 21, p. 966-996, 2014.

TRUAX, F. ; CAMPOS, M. N. . L’espace public en ligne et la jeuneusse québécoise : Le cas des élections canadiennes de 2011. Argumentum – Journal of the Seminar of Discursive Logic, Argumentation Theory and Rhetoric, v. 11, p. 7-36, 2013.

CAMPOS, M. N.; LEITE, L. C. Ils ont volé le Français qui agonisait : l’argumentation de la violence. TrajEthos, v. 2, p. 55-70, 2013.

CAMPOS, M. N.; FREITAS, L. B. L.; GRABOVSCHI, C. Cooperation and collaboration in higher education: An exploratory study on the cognitive, affective, and moral dimensions of online argumentation. International Journal of Online Pedagogy and Course Design, v. 3, p. 55-70, 2013.

Publicações técnico-acadêmicas
 CAMPOS, M. N.; CARDOSO, M. M. Desafios Comunitários – Cadernos do EICOS 1. Rio de Janeiro – RJ: Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, 2020, v. 1, p.43.
CARVALHO, A. A.; SANTOS, A. F.; CORREIA, N. S. F.; CAMPOS, M. N. Comunidade Horto Florestal: Ação e Transformação In: Desafios Comunitários – Cadernos do EICOS 1. Rio de Janeiro – RJ: Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, 2020, v. 1, p. 13-23.

Livros
CAMPOS, M. N. Navegar é preciso. Comunicar é impreciso. São Paulo: EDUSP – Editora da Universidade de São Paulo, 2017. 504p.

CASTRO, M. R.; CAMPOS, M. N. . Discours, représentations, argumentation. Différents regards sur les mêmes questions : discours et interdisciplinarité. Nova Iguaçu: Marsupial, 2017. 248p .

CASTRO, M. R.; MAZZOTTI, T.; CASTRO, C. R.; CAMPOS, M. N.; POWELL, A. B.; BOLITE-FRANT, J. (Orgs.) Análise das interações em educação. Retórica, argumentação, comunicação e representações sociais. Nova Iguaçu: Marsupial, 2016. 207p .

CAMPOS, M. N. Traversée. Essai sur la communication. Berna: Peter Lang – Éditions scientifiques internationales, 2015. 389 p .

Capítulos de livro
CAMPOS, M. N. Processos de ‘encaixotamento’ e a comunicação dos conhecimentos por meio de tecnologias. In: CASTRO, M. R.; MAZZOTTI, T.; CASTRO, C. R.; CAMPOS, M. N.; POWELL, A. B.; BOLITE-FRANT, J. (Orgs.). nálise das interações em educação. Retórica, argumentação, comunicação e representações sociais. Nova Iguaçu: Marsupial, 2016, p. 99-132.

FRENETTE, M. ; CAMPOS, M. N. . Reflexiones sobre las tecnologias para el savoir y la pedagogia. In: ESPINOZA, J. (Org.). El uso de las TIC en las universidades: Espejismos y disimulos. Mexico: Universidad Autónoma del Estado de Morelos, 2013, p. 123-141.

CAMPOS, M. N. A Opinião na comunicação: Uma abordagem construtivista-crítica. In: MARTINO, L; FERREIRA, G.; HOHLFELDT, A.; MORAIS, O. (Orgs.). Teorias dos Meios e da Comunicação no Brasil e Canadá. Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 137-156.