Na imagem, a doutoranda Graciela Faico Ferreira recebe a menção honrosa diretamente das mãos de Zenith Delabrida, presidente da Abrapa
O trabalho “A ação universitária à luz da Agenda 2030: uma leitura pela lente da Psicologia Ambiental”, de autoria de Graciela Faico Ferreira (doutoranda do Eicos), Elizabeth Oliveira (discente egressa do Eicos) e Marta de Azevedo Irving (professora do Eicos), recebeu menção honrosa da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (Abrapa).
A pesquisa foi apresentada no Primeiro Congresso Brasileiro de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente, que ocorreu durante a 49 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizada de 22 a 25 de outubro de 2019, em João Pessoa-PB.
As discussões da programação do evento envolveram temáticas que dialogam diretamente com as pesquisas e práticas desenvolvidas no âmbito do Programa EICOS.
O evento possibilitou também uma conexão entre integrantes do GT “Psicologia, Sustentabilidade e Ética nas práticas institucionais” (coordenado pela professora Marta Irving), e o GT de “Psicologia Ambiental” (coordenado pela Ariane Kuhnen, da UFSC), ambos da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Essa aproximação foi iniciada com a participação na atividade “ANPEPP do Futuro”, no Simpósio em 2018, em Brasília.
Durante a 49 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, foi realizada, ainda, a primeira Assembleia da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental (ABRAPA), com algumas deliberações que incluem a realização de Congressos Regionais de Psicologia Ambiental em 2020.